A partir de 2034, a população em idade ativa (PIA), de 15 a 59 anos, vai começar a diminuir, enquanto a população de 50 anos e mais de idade crescerá e será maioria da população brasileira a partir da década de 2060.
Existe uma enorme gama de idosos que pretendem continuar no mercado de trabalho, mas, em geral, são excluídos, vítimas do etarismo.
Contudo, os idosos brasileiros são um grupo economicamente cada vez mais relevante, tanto no consumo quanto na produção de bens e serviços. Desta forma, é preciso considerar a longevidade e o aumento da participação ativa das gerações prateadas como uma oportunidade inadiável.
O especialista em longevidade e professor de Marketing 60+, Martin Henkel, com mais de 10 anos de experiência e pesquisa, aborda os cenários da geração prateada no mercado de trabalho em 2025, bem como os setores e serviços voltados para essa população que estão em ascensão,e os desafios enfrentados pelos longevos ao ingressar no mercado de trabalho
Martin Henkel: é especialista em marketing e consumo para o público 60+, pioneiro no mercado da longevidade no Brasil. Fundador da SeniorLab Mercado e Consumo 60+ e professor convidado na Fundação Getúlio Vargas, ele criou o conceito Aging in Market, ajudando empresas a entenderem melhor o mercado prateado. Autor de A Trilha da Longevidade Brasileira e SHOPPER60+, ele também cocriou o Terra da Longevidade Produtos. Henkel atua como consultor de grandes empresas e é cofundador de eventos focados em negócios e inovações na economia prateada, como o Senior Living Meeting.