Criada pelo artista Gabriel Gombossy, a obra com aproximadamente três metros de altura utiliza mais de 10 mil itens de material de descarte em uma expressão artística
A Faber-Castell, marca sinônimo de criatividade e inovação, anuncia sua participação na Bienal do Lixo 2025, mostra que reúne arte, educação, e sustentabilidade para conscientizar sobre o descarte adequado de resíduos. O evento gratuito acontece de 21 a 25 de maio no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, das 10h às 18h. Em sua estreia na exposição, a líder de materiais escolares e artísticos no Brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade, apresentando uma obra de arte criada pelo artista Gabriel Gombossy.
A peça apoiada pela Faber-Castell utiliza cerca de 10 mil itens de materiais de refugo da própria produção – ou seja, lápis com defeitos, além de outros resíduos do processo produtivo. A obra intitulada o “Voo Imaginário” explora cores e texturas e simboliza o potencial infinito da imaginação e a capacidade que todos têm de viajar para mundos fantásticos por meio do desenho, da cor e da criatividade. Assim como um foguete rompe barreiras físicas para explorar o desconhecido, os lápis de cor representam ferramentas que permitem explorar universos.
“Participar da Bienal do Lixo é uma oportunidade de darmos visibilidade à nossa constante busca por boas práticas, já que na Faber-Castell criatividade e sustentabilidade andam lado a lado”, afirma Livia Friseira, Gerente de Sustentabilidade. “Acreditamos que a arte tem o poder de inspirar a mudança de comportamento, e por isso, apoiamos esse artista incrível a transformar o que seria descartado em uma obra que pode encantar e conscientizar o público”, complementa.
”O foguete é um convite ao espectador para relembrar a própria infância e a liberdade de criar sem limites. Ele nos lembra que, ao cuidar do planeta e reaproveitar materiais, também estamos garantindo que futuras gerações continuem sonhando, explorando e viajando para além do visível – seja por meio da arte, da ciência ou da própria imaginação.” comenta o artista Gabriel Gombossy.
A participação da Faber-Castell na Bienal do Lixo é mais uma iniciativa que reforça o histórico de práticas sustentáveis da empresa, pioneira na utilização de madeira de reflorestamento na produção de lápis e no desenvolvimento de produtos ecológicos. Além disso, a companhia ainda conta práticas internas alinhadas a uma sólida agenda ESG: no último ano, a Faber-Castell Brasil atingiu a marca de mais de 95% de suas embalagens produzidas com materiais de fontes renováveis ou embalagens com conteúdo reciclado. O último relatório de sustentabilidade da marca também registra avanços significativos nos principais indicadores ambientais globais, com redução de 28% em água residual, 25% em emissão de CO2, 7% no consumo de energia e 11% em embalagens plásticas.
A obra será exibida em ambas as edições do evento, em São Paulo e Salvador. Mais informações sobre a feira estão disponíveis no site oficial ou nas redes sociais da Bienal do Lixo.
Sobre a Faber-Castell
Fundada em 1761, na Alemanha, a Faber-Castell é líder mundial na produção de EcoLápis – lápis fabricado a partir de madeira de reflorestamento. O Brasil, onde está presente desde 1930, representa a maior operação mundial da companhia, que mantém três fábricas locais e o equivalente a 11 mil campos de futebol de florestas cultivadas no país, que garantem matéria-prima para até 2 bilhões de lápis produzidos por ano. O que reforça a atuação transparente e sustentável da empresa nos aspectos social, ambiental e econômico.
Com produtos distribuídos em milhares de pontos de vendas do varejo no Brasil e exportação para mais de 20 países, a Faber-Castell Brasil se destaca pela combinação única da tradição e qualidade de seus produtos e serviços, que há décadas servem como ferramentas para despertar a criatividade na vida das pessoas. A empresa mantém um vasto portfólio de instrumentos de escrita escolares, artísticos e profissionais incluindo: EcoLápis de cor e grafite, canetinhas hidrográficas, canetas esferográficas, apontadores, borrachas, lapiseiras, kits criativos, além de uma linha de luxo. Por meio da área de Inovação e Novos Negócios no país, a companhia também tem expandido sua atuação e buscado novas formas de incentivar a criatividade dos brasileiros, a partir de iniciativas como o Programa de Aprendizagem Criativa nas escolas e os investimentos em startups com foco em educação, a partir da área de Corporate Ventures Capital.
Há mais de 45 anos a divisão de Cosméticos da Faber-Castell é terceirista global na fabricação de maquiagem para olhos, lábios e face para marcas do mercado B2B, oferecendo produtos inovadores e sustentáveis com reconhecimentos dos principais clientes. Conta com 3 unidades produtivas, no Brasil, Alemanha e Estados Unidos.