O Festival Manacaos acontecerá no dia 07 de dezembro, a partir das 17 horas, em Manaus no Parque Rio Negro (Rua Beira Mar, 121, São Raimundo). Com line up diversa que evoca a multiplicidade da cultura amazonense, o evento é a ação final do Circuito Manacaos, uma rede sonora manauara que visa a integração e fomento da cena local e tem patrocínio apoio da Natura Musical.
Após um período de muitas produções e trocas com agentes criativos e artistas amazonenses, o Circuito Manacaos chega ao fim com a proposta de um evento gratuito, múltiplo e focado na autoralidade, que contará com shows dos artistas que integram o projeto musical: D’água Negra, Guillerrrmo, Jambu, Kurt Sutil e Luli Braga.
O Festival Manacaos representa a materialização de um sonho que nasce antes mesmo de sua existência, fruto de anos de trabalho contínuo dos produtores do projeto, que ao longo do tempo vêm construindo laços culturais e criando espaços para que a cultura manauara pudesse pulsar. Através de eventos, festas, feiras, festivais e pesquisas, esse movimento resultou na integração de artistas e coletivos locais, na exaltação profissional dos fazedores de cultura e na celebração da diversidade cultural manauara, sempre com acesso gratuito ao público.
Para os integrantes do projeto, a concretização desse evento simboliza a realização de um grande objetivo: ver essa rede cultural, que foi cuidadosamente construída, ganhando vida e impactando a comunidade de forma tão significativa. Sobre o processo de construção do Festival Manacaos, Luli Braga pontua: “A construção do festival tem gerado sentimentos ambivalentes, é um desafio assumir a direção de uma iniciativa ampla como essa e ainda atuar como intérprete, performer, mas tem sido gostoso também sentir que são as nossas mãos que estão sendo as fazedoras desse solo, que precisa cada vez mais ser visto e fomentado por grandes marcas, como a natura musical”.
O Circuito Manacaos nasce da vontade de projetar carreiras de artistas manauaras em rede, fundamentando-se na necessidade de expressar, perante o próprio sujeito manauara, as próprias polivalências artísticas e culturais locais, buscando fortalecer os laços entre os artistas locais, fomentar a produção musical independente e inspirar novas gerações. O projeto em curso desde o primeiro semestre de 2024, desenvolveu atividades em diversas frentes como formação, circulação e produção musical.
“Para o futuro do projeto, eu como como coordenadora geral do Manacaos, sempre estive ao lado dos proponentes da idealização a submissão no edital da Natura Musical, vejo que para ampliar e conduzir outras edições do projeto, dependemos diretamente das políticas públicas e dos investimentos privados. A proposta exige muito investimento, além da contratação de uma grande equipe de produção que possa conduzir as altas demandas durante meses de execução de trabalho. Então, precisamos muito que o setor público e privado estejam atentos aos projetos culturais independentes do Amazonas”, Raissa Carvalho reflete sobre os próximos passos do Circuito.