A energia da batida do rock, do rap, do hip hop, do pagode e de outros estilos musicais vai agitar o Centro Histórico de Salvador na próxima semana. O Festival Música Viva acontece na Praça da Cruz Caída, nos dias 29 e 30 de novembro, a partir das 17h. Os shows gratuitos têm patrocínio do Instituto Neoenergia e da Neoenergia Coelba, por meio da Lei de Incentivo Fazcultura e contam com a apresentação de Biel Gomez, Banda 3qilíbrio, Diego 157, Itana Rosa, Letrada, Linno Cerqueira, Mirceia Jordana, Renata Lima, Victor Badaró e Vittor Adél artistas independentes selecionados para participar da festa.
Os shows organizados e idealizados pela Panela de Barro Produção e Comunicação e da Nyack Produções são fruto de sete meses de trabalho do projeto Música Viva. A ação garante também a formação profissional e renda para jovens entre 16 e 29 anos. Os estudantes passaram por cursos e aulas em formato híbrido (online e presencial) nas áreas de produção musical e cultural, marketing e comunicação, roadie, iluminação, sonorização e videomaker. Moradores de Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo Baiano, alguns desses novos profissionais, passaram a integrar a equipe de produção do Festival Música Viva. E no segundo momento foi realizada a seleção de artistas independentes com a produção e gravação de videoclipes. Agora na última etapa, o público irá curtir a energia deste projeto que movimenta a cultura baiana.
E vai ter música para todos os gostos já que, no repertório, a mistura de estilos musicais com MPB, Hip Hop, Rap, Raggae, Rock, Pagodão, Pagotrap, entre outros, está garantida.
A entrada é gratuita e os ingressos devem ser adquiridos através do Sympla (https://www.sympla.com.br/festival-musica-viva-2024__2736738).
ARTISTAS*
•BIEL GOMEZ
Biel Gomez é um artista multifacetado que deu início à sua trajetória artística em 2009, impulsionado por uma visão que expande os horizontes do rap. Como rapper lançou, em 2017, o hit “kit triple”, marcando um ponto de virada em sua carreira. Essa canção culminou com sua eleição como artista destaque do ano pelo site rap 071, eleição essa fundamentada no voto popular.
•BANDA 3QLÍBRIO (EQUILÍBRIO)
A banda soteropolitana criada em 2020, traz em suas composições uma mistura de estilos musicais e referências modernas que permeiam letras e expressam conflitos externo e internos, inclusão e diversão. A pluralidade, conhecimento e bagagem de cada um de seus integrantes, fez surgir uma nova identidade, um respiro de novos ares para a cena atual.
•DIEGO 157
Quando se fala em Hip Hop feito na Bahia, Diego 157 é um dos nomes que devem ser citados. O MC e beatmaker soteropolitano mostrou seu talento no cenário primeiramente por meio do grupo 157 Nervoso, com o qual lançou o disco A Cria Rebelde. Ganhou experiência nos palcos em shows ao lado de nomes como Racionais MCs, Thaíde e Facção Central e ajudou a fazer do grupo um dos mais importantes da história do Rap nordestino. Hoje em carreira solo e integrando os coletivos Fraternidade Maus Elementos e Ugangue, Diego 157 continua chamando atenção pelo domínio na produção de batidas e nas rimas que manda ao microfone.
•ITANA ROSA
Itana Rosa é cantora, compositora, modelo e atriz, durante sua trajetória fez estudos de canto e cênicos no Liceu de Artes e ofícios da Bahia, Coro Barroco na Bahia e Fundação Cultural da Bahia (CFA), Curso técnico de música com ênfase em canto no Colégio Estadual Manoel Novais esta cursando licenciatura em música na faculdade Claretiano. Atua principalmente como cantora, na área de musica popular brasileira. Foi integrante da Orquestra Afrosinfonica e do grupo Vozes Reveladas e atuou como cantora e atriz na rede de hotéis e resorts Ibero Star. Atualmente, apresenta seu show em eventos diversos e desenvolve projetos paralelos com vários grupos culturais, como por exemplo: Projeto Forró da Rosa, Grupo Pé de Canto e Banda percussiva Yayá Muxima.
•LETRADA
A artista baiana Letrada, de 27 anos, é cantora, rapper, poeta e compositora, natural de Salvador, iniciou sua carreira musical no ano de 2018, quando lançou seu primeiro single “fé nas pretas”. A partir daí, ela fez parte de diversos projetos do movimento hiphop voltados para mulheres, como a batalha das bruxas, coletiva arminina e selo nsaabas. Atualmente, a artista está trabalhando em um novo projeto em parceria com o selo Som por elas, projeto que trará uma mistura do rap com pagode.
•LINNO CERQUEIRA
Em 2008, Linno Cerqueira (cantor) que já fez parte de um grupo de samba desde a fundação da banda, e durante seis anos foi um dos mais populares grupos de samba dos bares e casas de espetáculos de Salvador, e de grandes festas como o Verão Folia no Wet’n Wild. Recebeu convite de Carla Vilas Boas, que trabalhava e promovia passeios turísticos. LINNO CERQUEIRA/CANTOR. Linno Cerqueira, decidiu seguir com um novo trabalho, mais relevante, com a cara de Salvador sobre a supervisão e competência de Carla Vilas Boas, que já tinha muita experiência com público formador de opinião. Foi quando surgiu a Banda Imenso Desejo, nome dado a uma música que foi sucesso no final de 2008. Seu primeiro contrato foi em Porto Seguro-BA, onde gravou ao vivo o primeiro disco promocional.
•MIRCEIA JORDANA
Mirceia Jordana é cantora, compositora e bacharelanda em Musica Popular na Universidade Federal da Bahia. Seu contato com a música vem desde a infância, quando aos 12 anos, morando em Lençóis-Ba, integra-se a projetos, bandas e iniciativas artísticas, passando a se apresentar em festivais, festas tradicionais, concursos e barzinho. A composição surge no mesmo período e através dela, Mirceia participa e é premiada em festivais estudantis de música. Suas referências musicais são sobretudo brasileiras. Cresceu ouvindo forró, samba, bossa nova, rock, brega-romântico e MPB, tendo como ídolos mais importantes Milton Nascimento, Elis Regina, Luiz Gonzaga e Gilberto Gil.
•RENATA LIMA
Renata Lima, 40 anos, cantora, começou a cantar aos 9 anos em eventos locais e tocar teclado em apresentações na igreja. Aos 12 anos, Renata enfrentou a perda de sua mãe, o que a afastou temporariamente dos palcos. No entanto, aos 19 anos, redescobriu sua paixão pela música em encontros informais com amigos. Sua voz foi notada por um técnico de som, e isso impulsionou sua jornada solo, onde começou a tocar voz, violão e percussão em bares e foi pioneira em levar música ao vivo para as barracas de praias locais. Sempre voltada para as suas raízes afro baiana, com empoderamento e propriedade, a Renatinha se destaca como uma voz que marca a força da mulher preta, Baiana e alternativa de Salvador.
•VICTOR BADARÓ
Músico, compositor e produtor, Victor Badaró é original de Salvador-Bahia e iniciou a carreira como vocalista em 2011 paralelamente a outros trabalhos. Lançou em 2020 o álbum Abençoa e desde então vem fazendo lançamentos frequentes. O Reggae é a sua influência maior, porém estilos como Blues, Jazz, World Music, Dancehall e MPB permeiam a atmosfera musical do trabalho de Badaró, que ainda traz elementos de matriz afro baiana como a Capoeira e o Samba Reggae.
•VITTOR ADÉL
Cantor, dançarino, ator, dono de um estilo próprio e irreverente, Vittor Adél é integrante do Coletivo Afrobapho e saboreia misturas rítimicas com pagodão, pagotrap, reggae, rap e R&B celebrando sua ancestralidade, amores e existência. Recentemente lançou seu primeiro EP de estúdio LARANJADA junto ao clipe da canção “Só” que rendeu posição #30 no Top Viral Salvador do Spotify.
*PROGRAMAÇÃO:*
*29/11*
•Letrada
•Banda Equilíbrio
•Diego 157
•Mirceia Jordana
•Renata Lima
*30/11*
•Itana Rosa
•Biel Gomez
•Victor Badaró
•Vittor Adel
•Linno Cerqueira