Premiado em oito categorias, o longa ‘Salomé’ integra mostra nacional do XX Panorama Coisa de Cinema
Premiado em oito categorias no Festival de Brasília 2024, o longa “Salomé”, de André Antônio, será exibido na mostra dedicada ao cinema brasileiro do XX Panorama Coisa de Cinema, que acontece de 2 a 9 de abril. A trama acompanha Cecília, uma modelo de sucesso que retorna à sua cidade natal, Recife, e se envolve com uma misteriosa seita inspirada na figura bíblica de Salomé.
André Antônio também assina o roteiro do filme, que traz um olhar inovador sobre narrativas queer e uma estética marcante. O filme ganhou os Candangos de Melhor Filme pelo Júri Oficial e Popular, Melhor Roteiro, Melhor Atriz Coadjuvante, Direção de Arte e Trilha Sonora; e venceu ainda o Prêmio da Crítica Abraccine e o Prêmio Canal Like.
Outro destaque da mostra Panorama Brasil é o documentário “Anna Mariani – Anotações Fotográficas”, dirigido por Alberto Renault, que revisita a trajetória da fotógrafa Anna Mariani (1935-2022). Criada em Salvador, a fotógrafa dedicou sua obra à arquitetura e paisagem do sertão nordestino, especialmente entre as décadas de 1970 e 1990. Com narração de Regina Casé e participações do cantor Tom Zé e do ator João Miguel, o filme reforça a importância da fotografia como instrumento de memória e identidade.
A mostra Panorama Brasil tem ainda o filme “Insubmissas”, dirigido por um coletivo formado pelas baianas Ana do Carmo e Tais Amordivino, além de Julia Katharine, Luh Maza e Carol Benjamin. Em quatro atos, elas reinterpretam contos do século XIX sob a perspectiva feminina, propondo reflexões sobre liberdade, desejo e resistência.
“As muitas mortes de Antônio Pereira”, dirigido por Lucas Parente, e “O sonho de Clarice”, de Fernando Gutiérrez e Guto Bicalho, completam a seleção de longas da mostra, que tem ainda 21 curtas-metragens produzidos no Brasil nos últimos anos.
Em Salvador, o Panorama Internacional Coisa de Cinema é sediado no Cine Glauber Rocha, mas também tem sessões na Sala Walter da Silveira. Este ano, o festival volta a Cachoeira, onde acontece de 2 a 6 de abril, no Cine Theatro Cachoeirano.
O festival foi contemplado pelo edital Gregórios Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador – e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ministério da Cultura, Governo Federal. O Panorama Internacional Coisa de Cinema conta ainda com patrocínio do Instituto Flávia Abubakir e apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura.