Em todo o mundo, mais de um bilhão de pessoas convivem com problemas de saúde mental, sendo a ansiedade um dos distúrbios mais prevalentes, de acordo com dados divulgados recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, junto com a depressão, essas doenças representaram as principais causas de afastamento do trabalho em 2024, com mais de 470 mil benefícios concedidos no país, um aumento de 68% em relação a 2023, de acordo com o Ministério da Previdência. Apesar de tamanho volume, ainda é uma parcela muito pequena de pessoas que buscam tratamento.
É nesse cenário que a hipnoterapia surge como uma importante alternativa de combate. “A ansiedade é uma das queixas emocionais mais comuns da atualidade. Ela pode se manifestar de diferentes formas, com preocupações constantes, dificuldade para dormir, aceleração dos pensamentos ou até mesmo sintomas físicos, como palpitações e falta de ar, impactando bastante a qualidade de vida de quem sofre esse distúrbio. Muitas vezes, quem sofre com a ansiedade sente que perdeu o controle sobre o próprio corpo e mente e é aí que a hipnoterapia surge como uma ferramenta eficaz de combate”, explica a hipnoterapeuta e psicanalista Yafit Laniado.
“Diferentemente do que muitos imaginam ocorrer numa sessão de hipnoterapia, não se trata de ‘dormir’ ou de ‘perder a consciência’, mas sim de acessar um estado de relaxamento profundo e de concentração focada. Nesse estado, é possível trabalhar diretamente com a mente subconsciente, onde estão armazenados padrões de pensamento, crenças e memórias que alimentam a ansiedade”, destaca Yafit.
Por meio da hipnoterapia, a pessoa aprende a reconhecer os gatilhos que provocam suas crises, ressignificar experiências passadas e desenvolver novos recursos internos para lidar com situações do dia a dia.
Yafit ressalta que, em vez de lutar contra os sintomas, o tratamento ajuda a construir uma nova forma de pensar, sentir e agir diante dos desafios. “Resultados relatados por pacientes incluem maior sensação de calma, mais clareza mental, confiança em si mesmos e a recuperação da qualidade do sono. Muitas vezes, após poucas sessões, já é possível perceber mudanças significativas.”
Além de tratar o distúrbio e recuperar a qualidade de vida, outra vantagem da hipnoterapia é a promoção da autonomia. “O paciente descobre que possui dentro de si ferramentas poderosas para retomar o equilíbrio emocional e enfrentar a vida com mais tranquilidade”, conclui Yafit.















