Mais do que oferecer um serviço de excelência, os hotéis de luxo estão sempre em busca de diversificar e trazer novas atrações que vão muito além da hospedagem. O que inclui conquistar os visitantes pelo paladar, seja por meio da presença de chefs premiados, de lançar programas imersivos na culinária local com aulas-show ou de criar menus sazonais e sofisticados que encantam os sentidos e criam memórias inesquecíveis.
De acordo com o site de viagens Expedia, que perguntou a mais de 25.000 usuários de sua plataforma, a gastronomia será uma das principais tendências do turismo em 2025. Segundo eles, o viajante não se restringirá apenas a escolher as amenities, o conforto das suítes ou a localização, mas sim qual a experiência gastronômica que o destino poderá oferecer.
Espere por muito mais restaurantes pop-up ou colaborações com grandes maisons – neste ano vimos Dior, Chanel, Jacquemus e Louis Vuitton desembarcando em hotéis de luxo de destinos como Mykonos, St. Tropez ou Beverly Hills -, hotéis oferecendo aulas de culinária e workshops para que os hóspedes aprendam a preparar pratos da culinária local ou convidando chefs renomados e sommeliers para jantares temáticos e harmonizados.
Por aqui, selecionamos três destinos que investem em conquistar os visitantes com experiências gastronômicas genuínas, na França, Espanha e Belize.
Serras Hotel – Barcelona
Localizado no mesmo prédio que abrigou o primeiro atelier de Pablo Picasso, o Serras Barcelona é um hotel boutique com 28 amplas suítes com janelas do chão até o teto que trazem luz natural ao ambiente e vistas deslumbrantes para a Marina Port Vell e a praia de Barceloneta. Um dos pontos altos do empreendimento, o restaurante Informal tem no comando o chef Marc Gascons, reconhecido por sua criativa reinterpretação de pratos da Catalunha. Gascons é da terceira geração de uma família de restaurateurs: seus avós, em 1918, iniciaram na profissão com uma padaria em Sant Feliu de Guíxols. Já em 1978, o pai, Eduard Gascons, e sua esposa Maribel, abriram o “Els Tinars”, em Llagostera, na província de Girona. Desde 1999, a casa é liderada por Marc e recebeu, em 2008, a primeira estrela Michelin – renovada anualmente desde então. O Informal, sediado no Serras e comandado pelo chef, traz um menu sazonal, criado para compartilhar: um dos destaques da temporada é o prato de cogumelos da estação, salteados com alho e salsa, acompanhados de ovos fritos e linguiça de perol, iguaria de porco tradicional de Girona. Para acompanhar, uma seleta carta de vinhos com safras vintages catalãs e exemplares da Espanha, França e Alemanha. Além do Informal e do Els Tinars, o chef Marc Gascons também está à frente do Bell-Lloc, em Palamós, e do Bruna, em Andorra.
Blancaneaux Lodge e Turtle Inn – Belize
Em Belize, mais especificamente nos dois hotéis do cineasta Francis Ford Coppola, Blancaneaux Lodge e Turtle Inn, a ideia foi lançar uma programação com uma das autoras de livros de receitas mais conhecidas dos Estados Unidos, Julia Turshen – os livros da chef viram best-sellers do New York Times assim que são lançados. Ela é vista como uma guia que encoraja a todos a se aventurarem na cozinha, de uma forma gentil e sem a perfeição em tempos de mídias sociais. Julia estará por lá entre os dias 7 e 14 de dezembro promovendo uma imersão nos sabores locais, seja preparando um menu vegetariano no Blancaneaux, após colher os ingredientes fresquíssimos direto da horta orgânica de 4 acres do hotel, ou interagindo com os hóspedes durante um jantar no Turtle Inn, com direito a harmonização de vinhos – do Coppola, claro. Essa foi uma maneira que a coleção The Family Coppola Hideaways encontrou para promover uma das experiências mais autênticas de seus hotéis, que é ter uma refeição saborosa com o que é colhido ali mesmo – Julia é expert em criar receitas originais: seu novo livro “What Goes With That”, lançado neste mês de outubro nos Estados Unidos, traz dicas de 100 receitas autênticas e fáceis de preparar.
Le Narcisse Blanc – Paris
O vinho continua sendo o companheiro favorito das refeições na França, mas o chef do restaurante Cléo, localizado no Le Narcisse Blanc, hotel 5 estrelas às margens do rio Sena e muito próximo da Torre Eiffel, em Paris, vem inovando em seus menus. Bruno Aubin, que construiu sua carreira ao lado de nomes estrelados como Eric Frechon (3 estrelas Michelin) e Philippe Etchebest (2 estrelas Michelin) antes de assumir sua própria cozinha – ele é um astro na França, ganhador da versão francesa do programa Top Chef -, levou o uísque para o centro das atenções. Criou uma experiência culinária ao lado da marca Maison Benjamin Kuentz com um novo menu lançado a cada três meses e a proposta de ser harmonizado com diferentes blends de uísque. É um verdadeiro evento e é preciso reservar mesa com muita antecedência. Mas Bruno afirma que o restaurante apesar de inovar e trazer receitas como o bacalhau cozido no vapor com curry ou o tradicional prato francês pot-au-feu servido com maionese de wasabi, tem um estilo independente de qualquer moda e é inspirado pelos produtos, escolhidos de acordo com a estação e os fornecedores, com quem, aliás, ele trabalha bem de perto. “Cléo tem um ambiente tranquilo, acolhedor e discreto. Os sabores são delicados mas, acima de tudo, com toques de ousadia.”