Ir para o conteúdo
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
    • Agenda
  • Planeta
    • Saia de Casa
    • Natureza
    • Bichos
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
    • Agenda
  • Planeta
    • Saia de Casa
    • Natureza
    • Bichos
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
Facebook Instagram

Implantação de agências de notícias em escolas transforma estudantes em produtores de conteúdo

  • Destaque 1-palavras, Educação, Palavras, Sub-Editoria Palavras
  • 2024-09-25
  • Sem comentários
  • 3 minutos de leitura

Crédito: Joá Souza

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA

Já foram investidos R$ 1,5 milhão em 81 agências espalhadas por todos os territórios de identidade da Bahia

Ao ter a ideia de criar uma revista literária, a professora de língua portuguesa Bárbara Carneiro não imaginava como aquele produto mudaria a vida dos estudantes do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares (CEPCV), do município de Santa Bárbara. “Em uma roda de conversa, algumas alunas relataram que encontraram na escrita a cura para algumas questões emocionais e psicológicas, como ansiedade e síndrome do pânico. Elas puderam colocar no papel as angústias da alma. A partir daquele momento, percebemos como escrever também se tornou um processo terapêutico”, destacou a professora.

Foi o que aconteceu com a estudante Joana Anjos, de 18 anos. “Percebi que, ao transferir os meus sentimentos para o papel, as minhas crises de ansiedade foram amenizadas. Passei a me sentir mais tranquila. Ainda me descobri como uma ótima repórter. É muito gratificante ver uma iniciativa como essa, que começou tão pequena, tenha hoje toda essa visibilidade”.

A expansão, relatada por Joana, se refere à nova iniciativa do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à Secretaria da Educação (SEC), em implantar o projeto Agências de Notícias na Escola na rede estadual de ensino, como forma de criar um ambiente de protagonismo e aprendizagem ativa para os estudantes e conscientizá-los sobre o consumo consciente de conteúdos. Já são 81 agências espalhadas pelos 27 territórios de identidade da Bahia, e investimentos que somam R$ 1,5 milhão, em equipamentos e materiais diversos.

“Com as agências, além de trabalhar pedagogicamente conteúdos de língua portuguesa, história, geografia, vamos focar também na formação crítica desses jovens, para que eles saibam identificar o que é uma notícia falsa, como a informação deve ser produzida e o poder da apuração”, pontuou a diretora de inovação e tecnologia do IAT, Carla Aragão.

A seleção das escolas teve início no ano passado, através de uma convocação geral. As unidades estaduais que demonstraram interesse e já tinham algum trabalho iniciado ou afinidade com o projeto foram selecionadas, como foi o caso da CEPCV. Carla ainda sinalizou que em cada território é realizado um trabalho diferenciado. “Nas escolas quilombolas, indígenas ou do campo, elaboramos pautas mais voltadas para a identidade e representatividade”. A pretensão da SEC é expandir para os 417 municípios.

No CEPCV, a agência de notícias já é bem completa e os 33 estudantes trabalham com quatro produtos: revista literária, jornal impresso e online (blog e redes sociais), e podcast. Eles se dividem entre as tarefas de escritor, produtor de pauta, repórter, editor, ilustrador, curador, radialista e social media.  

A orientadora do jornal impresso CEPCV e professora de língua inglesa, Charlene de Jesus, descreveu como funciona a elaboração das pautas e como os alunos tem se sentido ao fazer parte da agência. “Eles pensam em um tema, apresentam para os orientadores, criamos um roteiro e decidimos os entrevistados juntos. A partir daí, eles desenvolvem a matéria jornalística, que depois editamos e publicamos. Então, há uma dinâmica muito boa e de envolvimento de todos. Estamos lapidando esses diamantes que temos na escola. É uma mudança educacional bastante significativa para todos aqui”, explicou.

A dinâmica é parecida com a do podcast, que na CEPCV recebeu o nome de “SertãoCast”. O estudante Tauan Cunha é o responsável pelas entrevistas. “Entrevisto os convidados após elaborarmos as perguntas em equipe. Então, preciso ser mais solto e engajar a conversa. É um projeto que combina comigo porque gosto muito de conversar e sempre vi muitos podcasts, que acabaram me inspirando. Dependendo da oportunidade, penso em seguir carreira na área”. O podcast, orientado pelo professor de história Yan Allen Silva, está disponível no Instagram, pelo perfil @sertaocastoficial.

Durante um desses bate-papos, Tauan entrevistou o vice-diretor Keivin Darlan e questionou quais foram as principais mudanças percebidas nos alunos após a implantação da agência de notícias. “Acredito que a entrega seja a maior delas. Eles correm atrás da notícia, estão mais empenhados. Também mudaram a forma de pensar em relação à sociedade e agora tem mais consciência cidadã”.

Todo material jornalístico do CEPCV pode ser acompanhado no site da instituição www.cepcvsantabarbara.com.br ou nas redes sociais @jornalcepcv_.

Formação de orientadores para as agências

Para orientar os estudantes que atuam nas Agências de Notícias na Escola, 81 professores, de 74 municípios, participaram nos dias 12 e 13 de setembro, de uma formação no IAT, em Salvador. O objetivo foi proporcionar ao grupo uma experiência imersiva, onde foram abordadas questões sobre educação midiática, instrumentos e sites de checagem de informação e a utilização do jornalismo como proposta pedagógica.

O grupo de professores retornará à capital baiana em dezembro para novas formações e realizar a cobertura do encontro estudantil junto com os estudantes participantes do projeto. A iniciativa conta com o apoio da Coordenação de Juventude da SEC, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Instituto Porvir e Palavra Aberta/Educa Mídia.


Relacionado

Gostou do conteúdo?
Compartilhe:

PrevAnteriorMITsp traz o curador belga Christophe Slagmuylder para falar sobre curadoria em artes cênicas
PróximoO que fazer para ganhar massa muscular após perda de peso intensa?Next
Picture of Iven

Iven

Postagens Recentes

3ª Edição do Encontro das Pretas tem patrocínio da Natura e Avon

18 de novembro de 2025

Dr. Victor Pochat integra programação oficial do maior congresso de cirurgia plástica do Brasil

18 de novembro de 2025

Em homenagem a Jards Macalé, TV CULTURA reapresenta MPB Especial com o artista

18 de novembro de 2025

PATRIMÔNIO – Programa Morar Melhor é finalista do World Smart City Awards

18 de novembro de 2025
Ver mais

Jornalista que gosta muito do que faz e que quer dar espaço para quem quer mudar o mundo para melhor.

Icon-facebook Instagram

Postagens Recentes

3ª Edição do Encontro das Pretas tem patrocínio da Natura e Avon

Dr. Victor Pochat integra programação oficial do maior congresso de cirurgia plástica do Brasil

Em homenagem a Jards Macalé, TV CULTURA reapresenta MPB Especial com o artista

Conheça Doris e Equipe

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.

  • Política e Privacidade
  • Contato
  • Anuncie aqui