Laboratório visa preparar profissionais do setor para o mercado e as inscrições já começaram
O LAB PRODUTIVA, laboratório imersivo de produção executiva, abriu inscrições para selecionar seis projetos cinematográficos em fase de desenvolvimento. Inédito na Bahia, a formação terá quatro meses de duração (entre outubro de 2024 e janeiro de 2025), destinada majoritariamente a mulheres cis, pessoas trans, não-binárias, negras, indígenas e pessoas com deficiência, que trabalham na área de produção executiva de cinema e tenham no case projetos de longa-metragem de ficção ou documentário. Serão selecionados projetos de todo estado que passarão por desenvolvimento estratégico no âmbito da produção, através de consultorias, masterclasses em diferentes frentes e treinamento de pitching. As inscrições vão até 14 de outubro e devem ser realizadas através do site https://www.mulungurealizacoes.com/labprodutiva.
Com mais de 70 horas horas de formação, 11 masterclasses e 03 consultorias, o objetivo do laboratório é não só promover aceleração de carreira para produtoras e produtores, como instrumentalizar seus projetos, possibilitando que sejam contemplados pelo mercado audiovisual após encerramento da imersão. Segundo Daiane Rosário, fundadora da Rosários Produções e co-idealizadora do LAB PRODUTIVA, o foco é oferecer consultorias especializadas para que produtoras e produtores aprimorem suas estratégias.
“Profissionais renomadas do mercado acompanharão de perto os projetos, oferecendo análises detalhadas e exercícios práticos que visam amadurecer tanto a proposta criativa, quanto a carreira e sua relação com o mercado. Cada projeto receberá atenção dedicada durante as consultorias, que acontecerão de forma virtual, em três encontros de até três horas. Essas sessões serão essenciais para desenvolver um planejamento estratégico robusto e adaptado às necessidades do setor audiovisual. O objetivo é capacitar os participantes para navegar com segurança e inovação pelo mercado”, afirma Daiane.
Já as masterclasses reunirão especialistas, abordando temas cruciais para o sucesso de qualquer produção audiovisual, desde planejamento estratégico e financiamento, até mecanismos de fomento e estratégias de coprodução internacional. Co-idealizadora do LAB PRODUTIVA, Flávia Santana, que também é diretora da Mulungu Realizações Culturais, ressalta o caminhar solitário de muitas produtoras executivas. “Muitas vezes a gente vai traçando nossas estratégias de uma forma intuitiva, empírica, a partir de tentativas, erros e acertos. Esta é uma oportunidade para estar em rede, pensando em novas estratégias, amadurecendo nossos projetos e moldando perspectivas que só um espaço como um laboratório pode proporcionar”. Flávia destaca ainda que é uma oportunidade de emergir em um espaço de trocas com profissionais da Bahia e outros estados do Brasil, e até profissionais de outros países, que trazem diferentes olhares e experiências para os projetos, tornando-os mais competitivos e possibilitando preparo para captar recursos para a etapa de produção.
O projeto LAB PRODUTIVA foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. A ação é realizada pela Rosários Produções Artísticas e Mulungu Realizações Culturais.
Conteúdo
Mais de 30 profissionais estão envolvidos na construção do laboratório, que contará com consultoras experientes do mercado audiovisual. As atividades complementares e coletivas, no formato de masterclasses, com profissionais das áreas de planejamento estratégico, plano de financiamento, captação, coprodução nacional e internacional, eventos de mercado, plano de produção/execução, execução financeira, consultoria de acessibilidade, além de distribuição e desenho de audiência. Entre os nomes confirmados estão Verônica Villa, Raphaela Leite, Cláudia Gonçalves, Sol Moraes, Cíntia Santos, Erika Candido, Keyti Souza, Verônica Aquino, Marina Tarabay e Talita Arruda.
As produtoras e produtores selecionados ainda passarão por uma consultoria de pitching, onde irão treinar a venda e defesa de seus projetos, pensando em uma audiência composta por players do mercado audiovisual, como fundos, investidores e coprodutores. O laboratório imersivo é 95% online, mas promove um encontro presencial em Salvador (BA), no encerramento do projeto.
Aula Aberta
Quem não for contemplado com uma vaga na formação completa ainda terá oportunidade de participar da primeira Masteclass do LAB PRODUTIVA, que acontecerá no dia 17 de outubro, em formato online. Abordando o papel da produtora executiva de cinema, a partir de suas responsabilidades tanto como gestora do projeto, quanto como peça criativa fundamental no processo de realização de uma obra cinematográfica, durante a masterclass serão apresentadas como a produção executiva ocupa um papel estratégico e criativo em diferentes etapas de realização de um filme. Aberta ao público e totalmente gratuita, a primeira aula do laboratório, que tem como tema “Produção Executiva Criativa”, será ministrada por Daiane Rosário e Flávia Santana, com transmissão pelo Youtube e Instagram. Para mais informações consultar www.instagram.com/rosariosproducoes e/ou www.instagram.com/mulungurealizacoes
Inscrições
As inscrições para o LAB PRODUTIVA serão realizadas através de um formulário online disponível no site do laboratório (https://www.mulungurealizacoes.com/labprodutiva ), entre 24/09/2024 e 14/10/2024, no link: https://forms.gle/Agna2jYWCNvnpkfg9. Poderão se inscrever produtoras e produtores do estado da Bahia, com mais de 18 anos, que estejam trabalhando em obras de longa-metragem de ficção ou documentário ainda em etapa de desenvolvimento. Não há limite de inscrições de projetos em desenvolvimento (ficção ou documentário), mas apenas um projeto será selecionado para participar de todas as atividades do laboratório. Não serão permitidas modificações nos projetos já inscritos. O regulamento completo pode ser consultado através do link: https://drive.google.com/file/d/101F2GxfrHayjKaxYSwbqUXv7dZy8vhIz/view?usp=drive_link
SERVIÇO
O quê: Inscrições para o LAB PRODUTIVA
Quando: até 14/10
Quem: Majoritariamente a mulheres cis, pessoas trans, não-binárias, negras, indígenas e pessoas com deficiência
Site oficial: https://www.mulungurealizacoes.com/labprodutiva