O forró e o jazz vão se misturar na JAM no MAM do próximo sábado, dia 29 de junho. Quem estiver em Salvador neste dia de São Pedro, portanto, terá a chance de curtir uma jam session bem junina, com um repertório que vai provocar um diálogo entre o jazz e as ricas sonoridades de uma das festas mais musicais do nordeste. Para isso, a Geleia Solar, banda anfitriã da JAM, começará a tocar às 18h, abrindo espaço para improvisações e solos instrumentais de artistas que queiram participar da noite.
Um dos músicos convidados nessa edição é David Rosenblit, pianista carioca que se lançou no estudo da sanfona. Ele morou em Salvador por 2 anos (período em que se apresentou com os grupos Trio Nazaré e Forró do Leque) e agora volta à cidade para tocar com a banda Geleia Solar propondo um repertório que inclui obras de Oswaldinho do Acordeon, Hermeto Pascoal, Sivuca, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Anastacia, entre outros(as) compositores(as). A ideia é trazer o baião, o xote e o xaxado para a dinâmica da jam session baiana, mas sem deixar de interpretar também versões sempre instigantes para standards do jazz internacional e do melhor da música brasileira.
Além de David Rosenblit, a banda base da JAM contará com a participação do músico Ferretti na zabumba, incrementando o clima junino nos arranjos das interpretações propostas durante toda a noite. Os dois músicos convidados tocarão ao lado de um time de peso da música instrumental baiana: André Becker (sax alto e flauta), Bruno Aranha (teclado), Érica Sá (percussão), Felipe Guedes (guitarra), Gabi Guedes (percussão), Ivan Bastos (baixo), Ivan Huol (bateria), Lorena Martins (bateria), Lucas Decliê (sax alto e flauta), Matias Traut (trombone), Rosa Denise (trombone) e Rowney Scott (sax soprano).
A 25ª. Temporada da JAM no MAM é uma produção da Huol Criações patrocinada pela Petrobras e Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC) e Lei de Incentivo à Cultura. O projeto tem apoio do IPAC e do Museu de Arte Moderna da Bahia.
SOBRE A JAM NO MAM:
Com um programa musical sempre inédito, a JAM no MAM traz para a área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia, ao lado do mar e com um lindo pôr do sol, um repertório que oferece standards internacionais do jazz misturados ao mais puro som da Bahia. Ao longo das últimas décadas, a JAM no MAM vem atraindo uma audiência de artistas, baianos e turistas, que encontram ali um ponto de encontro ideal para ouvir jazz e participar de uma jam session com esse “sotaque baiano”, vivendo a arte da improvisação junto à Banda Geleia Solar – composta por músicos de referência internacional. A inesperada provocação musical de cada noite cria uma experiência musical única, ao vivo, aberta a todas as faixas etárias em um dos locais mais encantadores e visitados em Salvador.
JAM NO MAM JUNINA
Data: 29/06 (sábado) das 18h às 21h / Acesso ao local a partir das 17h
Local: Praça Maestro Letieres, no MAM Bahia (Solar do Unhão – Av. Contorno s/n)
Ingressos: de R$5 a R$40, vendidos on-line na plataforma Ingresso Live:
https://www.ingressolive.com/jam-no-mam-29-de-junho-de-2024-45561
Classificação indicativa: Livre (crianças até 2 anos de idade não paga ingresso)