Salvador será palco de um marco histórico na canoagem polinésia no Brasil. Nos dias 29 e 30 de março, a capital baiana irá sediar o Campeonato Brasileiro de Va’a , na Marina da Penha, na Ribeira. Esta será a primeira vez, em 25 anos, que uma competição será realizada no Nordeste . Cerca de 800 atletas confederados de todo o país desembarcaram na cidade para disputar nas categorias V1, V1R, V2R e V3 e percorrer distâncias de 8 km, 12 km e 16 km dentro da Baía de Todos-os-Santos.
Valendo classificação para os torneios mundiais e pan-americanos de Va’a, a principal competição de canoagem polinésia do país também contará com categorias femininas , além da participação de paratletas e das categorias Master 70, 75 e 80 , garantindo que o esporte seja acessível a todas as idades e níveis de experiência. “O Campeonato Brasileiro de Va’a 2025 reforça seu compromisso com a inclusão e a diversidade no esporte. A escolha por Salvador como a primeira cidade a sediar o evento no Nordeste consolida a região no mapa das grandes competições esportivas nacionais e impulso o turismo esportivo”, ressalta Manoel Lima, CEO da M1 Treinamentos e Eventos, empresa baiana que está organizando a etapa.
Quem tiver interesse em competir, precisa ser atleta confederado (Confederação Brasileira de Va’a) e realizar a inscrição no endereço eletrônico www.cbvaa.bigmidia.com/site/login . Já para quem quiser assistir, o Campeonato Brasileiro de Va’a, que espera receber cerca de 2 mil pessoas por dia de competição , tem entrada gratuita .
O evento será realizado das 7h às 16h. No sábado (29), a programação conta com baterias das diversas modalidades na raia da Baía de Todos os Santos. No domingo (30), será o encerramento, com premiação dos atletas. Nos dois dias, além das disputas na água, a programação, pensada para toda família, contará com atrações musicais, espaço gastronômico, com Food trucks oferecendo uma variedade de comidas e bebidas, stands de expositores com produtos musicais para o esporte (remos, roupas UV e acessórios) e uma área de convivência.
“Mais do que uma competição, o Campeonato Brasileiro de Va’a 2025 é um marco para o desenvolvimento do esporte na Bahia e no Nordeste, promovendo visibilidade para a região e impulsionando o turismo esportivo. O evento atrai centenas de atletas, técnicos e visitantes , proporcionando uma diversão na hospitalidade, cultura e paisagens deslumbrantes da capital baiana”, completa Manoel.
Realizado pela M1 Treinamentos e Eventos , o Campeonato Brasileiro de Va’a 2025 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA) . O evento tem apoio do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura de Salvador , garantindo a todos uma estrutura necessária, incluindo pontos de hidratação, equipes de saúde e segurança, guardaria para canoas e técnico suporte para os atletas .
Compromissos sociais e sustentáveis
O campeonato também terá cunho social: 5% do valor das inscrições serão destinados às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), instituição reconhecida pelo seu trabalho humanitário na saúde, assistência social e educação . Os compromissos sustentáveis também serão adotados, como esclarecimento de separação seletiva e compensação de emissões de CO2 (com plantação de espécies nativas de manguezais da Bahia).
Sobre o Va’a no Brasil
A canoagem polinésia chegou ao Brasil no ano 2000 e, desde então, tem conquistado cada vez mais adeptos. Nos últimos anos, o crescimento do esporte foi exponencial, tornando-se referência em competições nacionais e internacionais. Agora, como sede do Campeonato Brasileiro de Va’a 2025 , a capital baiana entra definitivamente no mapa das grandes competições, reafirmando seu potencial como destino esportivo e turístico.
Serviço
Data : 29 e 30 de março de 2025
Local : Marina da Penha, Ribeira – Salvador (BA)
Modalidades : V1, V1R, V2R e V3
Distâncias : 8 km, 12 km e 16 km
Entrada (pública) : Gratuita
Inscrição (atletas) : cbvaa.bigmidia.com/site/login
Instagram: @cbvaa_oficial