Editado pela Solisluna, ‘O Som de João Américo’ reúne histórias e causos do pernambuco que ajudou a alavancar a música baiana
No próximo dia 26, terça-feira, às 10h, o SemanÁudio recebe o pré-lançamento do livro O som de João Américo, editado pela Solisluna, e que está em pré-venda no site da editora www.solisluna.com.br. Escrita pelo próprio João Américo, organizada por Andrezão Simões e Pedro Américo, a obra reúne textos, histórias, causos e depoimentos de artistas e amigos deste que é considerado o mestre da sonorização.
Maior evento do setor de áudio da América Latina, o SemanÁudio acontece entre 25 e 27 de novembro, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. Ainda no evento, o público terá a oportunidade de bater um papo com o autor e participar de sessão de autógrafos.
João Américo começou a sonorizar eventos em 1976, quando entendeu que o som era seu lugar no palco e na vida. Com elegância e inventividade, ele revolucionou, deu padrão técnico de alta qualidade, formou mão de obra qualificada e profissionalizou a área de sonorização de eventos na Bahia, no Nordeste, tornando-se sinônimo de excelência para todo o Brasil e para o mundo.
A história começa em Ouricuri, interior de Pernambuco, e vai ganhando espaço até chegar no auge da música na Bahia dos anos 70 e 80. “A vida de João se mostrou uma fábula, um sonho que veio com a criança do sertão de Pernambuco, que inventava soluções para fazer chegar água e luz para as pessoas, som para a Igreja e que fez, em Salvador, uma revolução no som da vida de muita gente. A história que transformou seu sentimento de menino de que seria um ‘João-Ninguém’, em uma das referências mais respeitadas pelos artistas brasileiros e pelos profissionais de áudio do mundo”, comenta o produtor Andrezão Simões.
De maneira delicada, fluida e divertida, em O som de João Américo, ele vai costurando e revisitando algumas passagens de sua vida, às vezes com nomes importantes da música brasileira, incluindo Simone, Milton Nascimento, Gonzaguinha, Geraldo Azevedo e tantos outros. Também foram reunidas declarações, canções e homenagens a João e a seu trabalho. Afinal, ele ajudou a alavancar a música baiana ao garantir a qualidade dos sons e dos shows em palcos e trios elétricos.
SOBRE O LIVRO
O som de João Américo
Organização: Andrezão Simões e Pedro Américo
Ilustração: Suzart
Edição: Solisluna
Nº de páginas: 248
Encadernação: Brochura