Apresentação aconteceu em encontro com Agentes de Viagens e Guias de Salvador
O município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, quer se tornar um dos principais destinos turísticos do próximo verão. Com esse objetivo a Secretaria de Economia Criativa, Cultura e Turismo da cidade criou o Descubra Vera Cruz e três novos roteiros para atrair mais visitantes. Batizados de Rota Cultura e Mar; Rota Sabores e Mar; e Rota Sol e Mar, os novos roteiros foram apresentados nesta segunda-feira, 13.10, durante encontro com Agentes de Viagens e Guias de Salvador realizado no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho.
O encontro contou com a participação do diretor comercial da Eindom Empreendimentos, Fernando Vogt, grupo responsável pelo Village Itaparica, que também consta como local de visitação das novas rotas, através de parceria firmada com o município. O empresário aposta que o passaporte de day-use vai se tornar um hit da temporada e não esconde o entusiasmo com o potencial da Ilha de Itaparica. “É um paraíso, um santuário. Por causa de lugares assim que a Bahia é o maior destino turístico do Brasil”, afirmou.
A presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Salvador, Rivanete Rodrigues, gostou do que foi apresentado no encontro. “Novos roteiros significam novas possibilidades de passeios para os turistas”, avalia. Para ela, a junção das novas rotas com a possibilidade de day-use tem tudo para dar certo. “É um pacote completo”, afirma.
Ocupando uma área equivalente a 87% da Ilha de Itaparica, o município de Vera Cruz abriga belas praias como Cacha Prego, Praia da Penha e Tairu, como destaca André Reis, secretário de Economia Criativa, Cultura e Turismo. “As rotas que criamos têm atrações únicas e passeios possíveis de serem realizadas ao longo dos 40 km de praia do município”, afirmou. Os novos roteiros também incluem passeios de barco pela contracosta da ilha, visitação ao Quilombo Tereré, além das muitas delícias gastronômicas.
O turismo ambiental também tem um grande potencial. A Ilha de Itaparica está inclusa na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baía de Todos os Santos e o município de Vera Cruz abriga várias unidades de conservação, como: Parque Ecológico do Baiacu (Municipal), APA Pinaúnas (Municipal) e o Parque Florestal e Reserva Ecológica da Ilha de Itaparica (Estadual e Municipal). O grande potencial de recursos naturais inclui, ainda, uma cadeia de recifes de 15 km de extensão e manguezais ricos que servem como sinônimos de preservação das espécies marinhas. O município conta, ainda, com um valioso patrimônio histórico com estruturas coloniais do século XVI, como a Igreja do Nosso Senhor de Vera Cruz, terceira Igreja erguida no Brasil.
Depois de apresentar as novas rotas turísticas na ABAV, no Rio de Janeiro, e agora em Salvador, o secretário André Reis se reúne no dia 20 de novembro com donos de hotéis e pousadas de Vera Cruz.













