Bahia recebe segunda edição presencial de festival sobre empreendedorismo no próximo dia 24 de setembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador
O NAU Fest, evento internacional idealizado pela Junior Achievement Bahia (JA Bahia), busca inspirar jovens estudantes de escolas municipais e estaduais, cursando os anos finais do fundamental e ensino médio, sobre temas como empreendedorismo, cultura, economia criativa, sustentabilidade, tecnologias e oportunidades para o mundo do trabalho. A edição de 2024 acontece no próximo dia 24 de setembro, das 8h às 17h, na Arena Fonte Nova. A ideia é contribuir para que mais jovens sejam protagonistas da sua própria vida. Com esse intuito, a iniciativa conta com as secretarias municipal e estadual de Educação como parceiras que facilitam e apoiam no acesso das escolas ao evento.
A abertura oficial do festival acontece às 9h, entre outras atividades. Ainda na parte da manhã, haverá o Innovation Camp – iniciativa realizada em parceria com o Parque Tecnológico da Bahia na qual os jovens participantes desenvolvem soluções inovadoras para um desafio específico. O público poderá conferir também as apresentações dos palestrantes Victor Caribé e Bruno Omeltech, sobre os temas “Criptomoedas e suas tecnologias” e “Da favela para o mundo”, respectivamente. Haverá ainda a realização dos painéis “Empreendedorismo e Economia Criativa na Bahia” e “Presença preta na comunicação”, este último oferecido pela Rede Bahia, media partner do evento.
A programação também contemplará a realização do Encontro com Paulo Rogério Nunes sobre o tema “Um outro futuro ainda é possível?” e do Momento Banco do Brasil, com a temática “O rolê que rende – um papo sobre educação financeira”. Na última edição, mais de 6.500 mil jovens entre 15 e 29 anos foram impactados.
Assim como em 2023, para este ano a ideia é atender os objetivos de desenvolvimento sustentável, educação de qualidade e redução de desigualdades estabelecidos pelas Organização das Nações Unidas (ONU). Realizado pela Junior Achievement Americas, o NAUFest ocorre em 10 países da região e já gerou mais de 13 mil experiências educativas. No Brasil, o festival aconteceu pela primeira vez presencialmente no ano passado. Para 2024, a expectativa é reunir 12 mil jovens nas cidades de Salvador, Macapá, Vitória, Curitiba e Brasília.
Parceiros
Entre as instituições que atuam como parceiros do evento nesta edição, estão Casa de Apostas Arena Fonte Nova (patrocinador succeed); Gerdau e Prefeitura de Salvador (patrocinadores prepare); SENAI e Nestlé (patrocinadores inspire); TV Bahia (media partner); IEL, UCSAL, O Boticário e Banco do Brasil (expositores e apoio social); Canetas e Brindes, Rede Mix, AMCHAM, Coca Cola, Ecoloy, Loygus, Eletromídia, Grupo Marilan, Qualivida, UNIJr-BA, Sebrae, PMI (Bahia), Parque Tecnológico, Sabin e Procultura (apoiadores sociais); Central Única das Favela (CUFA), SEPROMI, SER, AJE e SEC (apoio institucional); e SEMDEC, SPMJ e SALTUR (parceiros).
Para Fernanda Lordelo, Secretária Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, o evento é uma oportunidade de colocar os jovens em contato com expectativas reais de conhecimento de mercado, noções de como empreender, estimulando o desenvolvimento pessoal e econômico. “O NAU Fest faz parte desse fortalecimento, conectando jovens e fazendo essa imersão para que eles se sintam inspirados, conhecendo essas tendências de mercado. É importante que eles desenvolvam habilidades empreendedoras, que lembrem da sustentabilidade, que se envolvam em aspectos contemporâneos, como a inteligência artificial, e claro vislumbrem o futuro do trabalho”, avalia.
Guilherme Lopes, Diretor de Gestão e Relações Institucionais da Rede Bahia, acredita que o festival de empreendedorismo e cultura é uma forma de apoiar o desenvolvimento dos estudantes e compactuar com um futuro melhor para o país. “Por isso, a Rede Bahia se orgulha em apoiar o NAU Fest. Além de aproximar nossos talentos dos jovens, também temos a oportunidade de levar esse evento ao nosso público, destacando a importância de preparar as novas gerações para os desafios do mercado de trabalho e da vida adulta”, celebra.
Confira a programação
8h: Recepção, DJ Matheus Moura
9h: Abertura Oficial do Evento | Apresentação Cultural Grupo Jovens Periféricos
9h30: Encontro com Anna Telles | “De ex-moradora de rua a primeira milionária da família”
9h45: Fala das autoridades
10h: Encontro com Paulo Rogério Nunes | “Um outro futuro ainda é passível?”
10h30: Apresentação Innovation Camp
11h30: Momento Banco do Brasil, com Milton Junior | O rolê que rende – um papo sobre educação financeira
12h: Almoço | Peu Martins, locutor do programa atitude | Talento Rede Bahia
13h: Convidado: Bruno Omeltech | “Da favela para o mundo”
13h30: Convidado Victor Caribé | “Criptomoedas e suas tecnologias”
14h: Painel Empreendedorismo e Economia Criativa na Bahia
15h: Painel Presença preta na comunicação | Oferecimento Rede Bahia
16h30: Encerramento
Sobre a JA
Uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, a Junior Achievement, fundada em 1919, estimula o desenvolvimento de estudantes para o mercado de trabalho através do método “aprender-fazendo”. A cada ano, a rede da JA Worldwide, indicada ao Prêmio Nobel Da Paz 2023, mobiliza cerca de 470 mil voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países. Há 39 anos no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários.
Na Bahia, há 19 anos, são cerca de 100 mil jovens beneficiados, cerca de cinco mil voluntários, mais de 470 escolas parceiras e mais de 50 empresas parceiras. A JA Bahia atua no estado com atendendo alunos do ensino fundamental e médio com programas que abordam conteúdos de educação financeira, empreendedorismo e preparação para o jovem no mercado de trabalho. Para conhecer sobre os programas e como fazer parte, basta acessar jabrasil.org.br/ba e redes sociais: @jabahia.