Apesar da frente fria que tomou conta da capital nas últimas semanas, Salvador continua como destino culinário para baianos e turistas . Mesmo com o tempo nublado, é possível aproveitar o melhor da cidade em botecos que oferecem estrutura interna e ambientes tranquilos – para quem deseja petiscar à vontade , com pratos criativos e cheios de sabor.
Do Rio Vermelho à Boca do Rio , passando pelo Dois de Julho e Centro Histórico , uma capital abriga bares que transformam ingredientes típicos em verdadeiros convites ao paladar local – que é exigente.
Entre as comidas típicas, camarão , carne seca , agulhinha , banana da terra , queijo parmesão e molhos especiais são algumas das surpresas que esperam quem topa sair de casa mesmo com o tempo frio. Confira abaixo 4 horários de botecos para curtir Salvador em dias chuvosos :
Margarida Bar e Restaurante – Rio Vermelho
No charmoso e boêmio bairro do Rio Vermelho , o Margarida Bar e Restaurante – rua Oswaldo Cruz, 66 – oferece ambiente aconchegante e agradável, ideal para um encontro em dias chuvosos. A grande estrela da casa está à carga do Bombom de Camarão à Parmegiana : petisco que leva camarão envolto de catupiry , empanado com uma redução de pomodoro e nuvem de queijo parmesão . O contraste entre o crocante e o cremoso, junto com a ambiente e atendimento, fecha com ‘chave de ouro’ a experiência em dias nublados.
Casa da Carmem – Dois de Julho
No Dois de Julho , a ‘ Casa da Carmem ‘ – rua Visconde de Mauá, 174 – é outra opção onde o sabor ganha ares de memória e afeto. Em um ambiente acolhedor, com vista para o cotidiano vibrante da cidade, a casa serve o Kibe da Tia , uma releitura baiana do tradicional salgado brasileiro. Feito com charque e acompanhado de um molho especial , o petisco conquista pela combinação de sabor marcante e simplicidade, trazendo o aconchego das refeições no tempo frio.
Lampião na Cozinha – Liberdade
Na movimentada Liberdade , o ‘ Lampião na Cozinha’ – Rua da Liberdade, 498 – Casa – é mais um achadinho da culinária de raiz. Em um ambiente acolhedor e diferenciado, o boteco serve o Trem Bão : costelinha suína acompanhada de aipim frito, farofa crocante, molho de limão, salada de tomate e banana-palha . O prato combina sabores e texturas diversas, ideal para dividir com os amigos – além de contar com um sinuca para a resenha em galera.
Escritório da Gadhega – Saúde
No coração do Centro Histórico , no bairro da Saúde , o Escritório da Gadhega – Rua Góes Calmon, 33 – diverte pelo nome inusitado, mas surpreende na culinária. Com espaço fechado e protegido, o bar serve o Amostradinho Baiano – que combina carne seca com purê misto de banana da terra e batata inglesa . A fusão entre o doce da banana e o salgado da carne cria um equilíbrio que agrada e surpreende. O prato chega à mesa com apresentação cuidada, mantendo o estilo caseiro, mas com atenção aos detalhes que aquecem o paladar.
Todos os quatro bares estão participando da final do ‘ Comida di Buteco ‘ – concurso nacional que valoriza a cozinha popular e a criatividade dos botecos brasileiros. Em Salvador , estes e mais 55 estabelecimentos disputaram, ao longo de um mês, o paladar do público com pratos autorais e cheios de personalidade.
O campeonato regional do Comida di Buteco será anunciada no próximo dia 27 de maio – passando para a etapa nacional logo em seguida, em que será consagrado o ‘Melhor Buteco do Brasil 2025’ .