Prato tradicional também é reconhecido pela sua versatilidade, praticidade e rapidez no preparo
O Dia Mundial do Cuscuz foi celebrado ontem, 19 de março. Prato que não é apenas um clássico da gastronomia nordestina, mas também o favorito para a primeira refeição do dia da população da região de acordo com uma pesquisa exclusiva de social listening da área de CRM & Insights da BRF. O estudo foi produzido a partir de informações de mídias sociais e sites de buscas, entre janeiro de 2023 e julho de 2024, visando avaliar opiniões, perspectivas e tendências da população brasileira sobre café da manhã.
Em Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, o cuscuz é a principal opção para a refeição matutina, enquanto na Bahia é a segunda alternativa. O prato típico nordestino desbanca até mesmo o pão, que é a preferência nacional quando se trata de café da manhã no Brasil.
O cuscuz também é conhecido por sua versatilidade, podendo ser complementado com diversos ingredientes – queijo, principalmente o coalho, e carne seca são as opções favoritas. Bolo de rolo, pão, café com leite ou preto e sucos diversos, como de guaraná e de frutas típicas da região – incluindo acerola, umbu, cajarana, cajá, caju, guaraná e mangaba – também costumam acompanhar a refeição.
Além disso, a pesquisa identificou que, em redes sociais como o Tik Tok, a preferência do público geral é por receitas fáceis, práticas e rápidas de serem feitas. Uma das principais buscas inclui justamente o cuscuz com queijo, ao lado de opções como pão com mortadela, omelete, crepioca, panquecas, misto quente e pão com ovo e queijo. No YouTube, o cuscuz também está entre as receitas mais procuradas, junto com panqueca americana, crepioca com presunto e queijo, pão sem glúten, pão com ovo cremoso e omelete. Esses resultados demonstram que o cuscuz pode estar ganhando cada vez mais espaço no café da manhã dos brasileiros a nível nacional por ser uma opção saborosa, que permite a criação de receitas variadas e de fácil preparo.