Mateus Simon destaca quando a ansiedade se torna excessiva e, como uma tentativa de fuga, se desenvolvem comportamentos nocivos no dia a dia.
Definido pela Organização Mundial da Saúde com um estado de medo e preocupação excessivo, o transtorno de ansiedade afeta mais de 18 milhões de brasileiros, ou 9,3% da população.
A ansiedade é um mecanismo natural e importante de proteção para os seres humanos, a qual os permite prevenir situações de risco, emoção essa que se manifesta de diversas maneiras, como por sensações de nervosismo, medo, preocupação e desconforto. Porém, em alguns casos, ela se torna excessiva e prejudicial, caracterizando-se pelo transtorno de ansiedade.
O professor Mateus Simon, tem um treinamento prático que ajuda a quebrar maus hábitos mentais e emocionais negativos, como ruminar pensamentos negativos, inquietação frente às incertezas entre outros. Esse método integra neurociência com a espiritualidade e seus alunos conseguem resgatar a paz interior, fortalecendo o emocional e espiritual juntos.
Reconhecer as manifestações de ansiedade são cruciais para que uma pessoa possa lidar com ela em seu dia a dia. Mateus afirma que a ansiedade pode fazê-lo sentir como se precisasse fugir de algo que sua mente percebe como perigoso, levando ao desenvolvimento de comportamentos nocivos, ele afirma “Nossos hábitos mentais negativos geram, como consequências, emoções negativas. E por falta de ferramentas adequadas para viver e “acolher” o que estamos sentindo, buscamos formas de fugir ou remediar as emoções”. Assim destaca que existem alguns sinais para observar no dia a dia. São eles:
- Compras: a necessidade de fazer compras desnecessárias para causar uma sensação boa e camuflar os sentimentos de ansiedade;
- Excesso de mídias: ficar “rolando o feed” nas redes sociais durante horas ou passar muito tempo em frente da TV ou jogando, podem ser tentativas de não enfrentar os próprios sentimentos;
- Alimentação irregular: a ansiedade pode causar comportamentos compulsivos em relação a comida, tanto ao comer demais, quanto ao comer pouco;
- Dormir demais: O sono excessivo pode ser a manifestação de um sinal de se estar evitando lidar com problemas;
- Consumo de álcool ou substâncias: O uso de álcool ou entorpecentes para relaxar, pode camuflar sua ansiedade e agravá-la a longo prazo;
- Trabalho compulsivo: trabalhar em excesso, sem tempo de descanso, pode ser uma forma de fuga para enfrentar questões pessoais.
Sobre Mateus Simon
Mateus busca sempre lançar cursos, com metodologias desenvolvidas por ele, em sua maioria online e gratuitos, para que seu público consiga reconhecer e enfrentar a ansiedade. Isso tudo, somado ao fortalecimento da fé católica, que pode ser essencial para que se possa encontrar sua paz interior.
Católico apostólico romano, é cursilhista e consagrado a Nossa Senhora pela Associação Cultural Montfort.
Pai de 6 filhos, Júlia, Lívia, João Gabriel, Helena, Ana Luísa e Antônio, é casado com Camila e criador do Método CFCQ (Cabeça Fria Coração Quente), o qual busca auxiliar seus alunos a lidarem com suas emoções e pensamentos.
Mateus é, também, idealizador do projeto Renova-me, o qual visa, através de treinamentos e práticas, libertar o indivíduo da ansiedade e resgatar sua paz.