O programa de formação artística e mediação cultural para as infâncias do Teatro Vila Velha contempla mais de mil crianças e jovens estudantes e educadores de escolas públicas, projetos sociais e comunidades da capital baiana
O projeto Pé de Feijão Arte e Educação chega ao mês das tradições juninas celebrando o São João com apresentações gratuitas do espetáculo “Saudades, João”, no Teatro do Goethe Institut Salvador, nos dias 11 e 12 de junho. Indicado ao prêmio Braskem de Teatro 2023, “Saudades, João” transporta o espectador para o universo do São João, através de diversas referências dos festejos. Em especial na sessão vespertina do dia 11 de junho (14h30), uma cota de ingressos é destinada a pessoas com deficiência auditiva, com a colaboração da assessoria especializada em inclusão e diversidade, Dê Um Sinal @deuumsinal, que irá proporcionar esta experiência com tradução em Libras.
O espetáculo conta a história de João, um menino de 12 anos que está se isolando do mundo, devido a perda do avô. Com texto de Ruan Passos e direção de Íris Faria, a montagem traz no elenco Beatriz Pinho, Camila Souza, Elen Rodrigues, Fau Mascarenhas, Igor Andrade, Jorge Cortes, Juliette Nascimento, Leonardo Lacerda, Ruan Passos e Thiago Vasconcelos. Pessoas interessadas em levar escolas públicas, ONGs e projetos sociais, podem entrar em contato pelo telefone (71) 99275-1353. Mais informações no instagram @projetopedefeijao
Criado em 2016 pela diretora, curadora e coreógrafa Cristina Castro, projeto Pé de Feijão Arte e Educação segue em sua terceira edição promovendo um amplo trabalho de mediação cultural com foco na iniciação artística de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, de comunidades e de instituições sociais, através do acesso gratuito a atividades culturais e educativas, unindo arte, sociedade, educação e ações de acessibilidade.
“Através do programa Pé de Feijão apresentamos o universo teatral para a plateia que estará construindo o futuro. Nele, o trabalho precioso da mediação cultural entre conteúdo, produção artística e educação se unem em prol de uma formação cidadã, trazendo novas perspectivas para reflexão de temas importantes e urgentes, e promovendo amplo acesso à cultura”, reflete Cristina Castro, coordenadora geral do projeto.
A programação, entre os meses de abril, maio e junho, soma um total de 12 sessões gratuitas de espetáculos de teatro e dança para mais de 1.200 crianças, jovens e educadores de escolas públicas, projetos sociais e comunidades, em espaços tradicionais do circuito cultural baiano, como o Teatro do SESC-SENAC Pelourinho e o Teatro do Goethe-Institut Salvador. Entre as obras selecionadas, já se apresentaram “O Mundo das Minhas Palavras” (Núcleo Teatro Viável/Salvador), “Debaixo D’água” (dança/Coletivo Trippé – Juazeiro) e agora é vez de “Saudades, João” (teatro/Salvador).
O projeto traz uma perspectiva de inclusão e reflexão sobre a infância e a juventude e seus saberes ligados à identidade, à liberdade, ao meio ambiente e a diferentes contextos sociais, com o objetivo de criar vínculos de aproximação e diálogo com a realidade social do público. Vale pontuar que, uma das sessões de cada espetáculo contará com tradução em libras e audiodescrição.
O projeto Pé de Feijão Arte e Educação é uma realização do Teatro Vila Velha e da Baobá Produções e tem patrocínio do Instituto Neoenergia, pelo edital nacional “Transformando Energia em Cultura”, e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
SERVIÇO:
Projeto Pé de Feijão Arte e Educação/ Espetáculo “Saudades, João” (Teatro)
Dias 11 e 12 de junho. A sessão do dia 11 de junho terá tradução em libras.
Horário das sessões: às 9h e às 14h30
Local: Teatro do Goethe-Institut Salvador (Corredor da Vitória)
Pessoas interessadas em levar escolas públicas, ONGs e projetos sociais, podem entrar em contato pelo telefone (71) 99275-1353. Mais informações no instagram @projetopedefeijao