As fundadoras do Movimento Exploesia, grupo de mulheres poetas de Salvador, Dilu Machado e Vitória Régia participam de eventos literários importantes no Brasil e nos Estados Unidos, em outubro e novembro.
Convidada pela segunda vez consecutiva, a escritora, cronista e poeta Dilu Machado, foi uma das debatedoras da mesa ‘Integração Cultural’, com tema Poesia, da Festa Literária de Itacaré – FLICARÉ, em Itacaré, no sul da Bahia, ocorrida nesta sexta-feira (25).
Já nos dias 12 e 14 de novembro, Vitória Régia irá participar do FOCUS BRASIL – Encontro Mundial de Literatura Brasileira em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O evento vai acontecer no Consulado Geral do Brasil em Nova Iorque.
A poeta vai apresentar o livro “A Infinita Clô”, que traz a obra da sua mãe, poeta e escritora, Clotilde Sampaio (in memoriam), lançado em abril, na Academia de Letras da Bahia. Clô foi a mentora do movimento de poetas mulheres, Exploesia.
“Estamos felizes em ver que a poesia das mulheres tem ganhado cada vez mais espaço. O Movimento de Exploesia reúne mais de 40 mulheres e inspira muitas outras, além de homens, na literatura brasileira e internacional”, disse Vitória.
O Movimento Exploesia faz parte do coletivo de arte DegustArt, que tem exposição permanente no restaurante Casa de Farinha, no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador.