Música tipo Exportação: disponível em todas as plataformas de música a partir do dia 04 de dezembro, o projeto reúne em oito canções a originalidade musical do ilustre morador do Centro Histórico de Salvador que já nasceu artista
Um dos artistas mais marcantes da cena cultural baiana, a Simbiose Rítmica Portella Açúcar une irreverência versatilidade e um toque ácido de humor em seu primeiro EP intitulado “Mayday in Bahia”, que traz sua identidade, performance e interpretação em ritmos que passeiam pelo axé music até o Rock in Roll. Sua música tipo exportação apresenta à indústria brasileira uma estética diferente reafirmando sua dinâmica e versatilidade como artista. O lançamento acontece no dia 04 de dezembro, das 19h às 22h, na ABOCA, em Salvador.
Com direção musical de Vinícius Passarinho, Marcelo Brasil e Thiago Lira, arranjos de Marcelo Brasil, Thiago Rosa e Marcio de Oliveira, “Mayday in Bahia” conta com as participações de Aloísio Menezes, Veko Araújo, Silvio Neto, Vinícius Passarinho, Daniel Lima e Dyego Michael, em canções que segundo ele, “contam as histórias dissonantes do nosso dia a dia”.
Segundo Portella, Mayday in Bahia é só o começo: “Se preparem que ainda vamos tirar muita coisa do nosso recheado baú”, afirma ele que chega cheio de identidade e vaidade em seu primeiro EP originalmente baiano.
Para o empresário da ABOCA Centro de Artes, Vinícius Passarinho, que estreia na produção musical, o projeto é uma extensão do espaço cultural para o streaming. “Eu me senti fazendo um puxadinho aqui na ABOCA, uma nova fase pra gente onde qualquer um pode explorar mais a nossa produção musical, o que criamos aqui toda quarta-feira vai chegar até os ouvidos do mundo através desse EP que mostra a nossa arte, a nossa raiz”, explica.
As canções trazem um jeito único do soteropolitano, do Pelourinho, que transforma toda Quarta, Quinta, Sexta ou qualquer feira, em um encontro único com as artes e suas infindáveis possibilidades. Mostrando assim toda magia e cultura da Bahia em interpretações lampejantes que transbordam detalhes desse lúdico e dançante universo musical.
Ageumbó (Portella Açúcar e Aloísio Menezes), Cabeça de Prego (Portella Açúcar e Daniel Lima), Refavelafro (Portella Açúcar e Aloísio Menezes), Samba pra Angelina (Vinícius Passarinho), Planeta Solidão (Portella Açúcar), Não Quero Mais (Portella Açúcar e Silvino Neto), José (Diego Mykel), Esse Menino (Binícius Passarinho e Portella Açúcar), receberam o luxuoso tratamento dos músicos Gaby Guedes, Mestre Madureira, Mestre Olho de Vidro, Paulo Bass e Ícaro Sá.
As canções exploram a diversidade da música baiana, com letras que vão desde reflexões sobre a realidade social até toques de nostalgia, uma fusão única de ritmos e sonoridades que refletem a energia contagiante que fez de Portella um fenômeno no cenário musical baiano. O projeto marca um importante passo na trajetória do artista, consolidando sua relevância na música da Bahia e elevando ainda mais a arte do estado a novos patamares.
O projeto foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Sobre Portella Açúcar
Integrante icônico do Bloco “Cortejo Afro” em Salvador, como uma Simbiose Rítmica que é, trilhou em sua jornada artística os maiores pilares estéticos dessa cidade carnavalesca, a exemplo: Coral de São Bento, Balé Folclórico da Bahia e Bando de Teatro Olodum. E foi com essa vontade incessante de produzir e realizar que junto com o Fotógrafo e Produtor Vinícius Passarinho deu origem ao Coletivo Musical “ A Outra Banda da ABOCA”, formado pelos seu parceiros da vida e dos palcos, o dublê de possibilidades Veko Araújo, Marcelo Brasil (Bateria(, Milton Pelegrini (Baixo), Marcio de Oliveira (Guitar) e Mestre Paulinho (Percussão).
Ficha Técnica
Aloísio Menezes – Voz (Coral Ageumbó/ Refavelafro)
Paulo Bass – Baixo 342s (Esse Menino)
Gaby Guedes, Mestre Madureira, Mestre Olho de Vidro, Ícaro Sá – Percussão
Arranjos:
Marcelo Brasil, Thiago Rosa, Márcio de Oliveira
Direção Musical:
Marcelo Brasil, Vinícius Passarinho e Thiago Lira
Produção:
Liza Araújo, Paulo Freitas, Reinaldo Correia
Site: www.portellaacucar.com