A Residência OHÙN CREATIVE, aprovada no edital de Residências em Artes, Cultura e Extensão 2024 da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal da Bahia, convida a comunidade acadêmica e externa para uma programação especial na Semana Pedagógica da Escola de Teatro da UFBA.
Coordenado pela artista e pesquisadora Márcia Limma, com a colaboração das professoras Elaine Cardim e Vica Hamad (Grupo de Pesquisa LAVRARE – Laboratório de Voz: Rastros e Redes – PPGAC/UFBA), o projeto traz as apresentações do espetáculo MEDÉIA NEGRA nos dias 25 e 26 de março (terça e quarta-feira), às 19h, no Teatro Martim Gonçalves.
Além das apresentações, no dia 27 de março (quinta-feira), das 14h às 16h, haverá um bate-papo sobre o processo criativo da obra com a atriz e pesquisadora Márcia Limma, também no Teatro Martim Gonçalves. O evento é gratuito e aberto ao público.
Sobre o espetáculo MEDÉIA NEGRA
A peça MEDÉIA NEGRA, de Márcia Limma, é fruto da pesquisa de mestrado “Medeia Negra: O enegrecimento de uma personagem clássica a partir da vivência com mulheres em situação de encarceramento na criação de um solo de teatro” (PPGAC/UFBA, 2020). O espetáculo propõe uma descolonização da tragédia grega Medeia, de Eurípedes, incorporando elementos do teatro negro, sertanejo e indígena, além de performances da Oralitura e processos criativos afro-brasileiros.
A narrativa traz à cena as opressões enfrentadas pela mulher negra em diferentes tempos e espaços históricos, utilizando referências como Angela Davis, Djamila Ribeiro e Grada Kilomba, e elementos musicais do jazz e blues para potencializar a denúncia social. Com direção de Tânia Farias (Oi Nóis Aqui Traveiz/RS) e dramaturgia de Márcio Marciano, Daniel Arcades, Márcia Limma e Tânia Farias, o espetáculo já foi listado entre as principais produções nacionais pela revista Bravo!
Outras ações da Residência OHÙN CREATIVE
A Residência OHÙN CREATIVE seguirá com uma série de atividades ao longo do semestre 2025.1, incluindo:
- Seminário Poéticas Vocais (28 e 29 de abril): Com participação de Roberto Brito, Meran Vargens, Hamilton Borges e Grace Passô.
- Curso Laboratório de Investigação em Estados Dramatúrgicos da Voz: Inscrições abertas na Semana Pedagógica. Com carga horária de 70 horas, os encontros acontecerão às segundas e sextas em maio e junho.
- Desmontagem de Medéia Negra – “A Voz da Solista” e Sarau da Memória: Atividades a serem divulgadas oportunamente.