Salvador completa 476 anos de história no próximo sábado (29) e ganha um presente especial: a segunda edição da Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência (PcD). O evento será realizado no Largo do Campo Grande, a partir das 15h, promovendo um encontro de celebração, luta e conscientização sobre acessibilidade e inclusão social.
A primeira edição Parada do Orgulho PcD em Salvador em janeiro de 2024, no Farol da Barra e foi um momento histórico para a diversidade e inclusão da capital baiana. Foi um evento bem familiar e um espaço para apresentar o orgulho de sermos diversos. Esse ano será a continuação dessa história e toda a população soteropolitana terá a oportunidade de construir, juntos, uma cidade mais inclusiva.
A presidente da Parada PcD, Julia Piccolomini, destaca a importância de unir a comemoração da cidade a essa iniciativa inclusiva. “Salvador é um símbolo de resistência, cultura e diversidade. Precisamos garantir que essa diversidade também inclua as pessoas com deficiência. A Parada é um chamado para refletirmos sobre a cidade que queremos: uma que segrega ou uma que acolhe? A acessibilidade não é um luxo, é um direito fundamental”, enfatiza.
Para Maili Santos, vice-presidente da Parada PcD e filha da terra, a escolha da data é carregada de simbolismo. “Salvador tem uma das festas populares mais vibrantes do mundo, mas nem sempre esses eventos são acessíveis para pessoas com deficiência. Comemorar o aniversário da cidade com a Parada do Orgulho PcD é uma forma de reafirmar que a festa tem que ser para todas as pessoas. O orgulho de Salvador deve ser coletivo e inclusivo”, pontua.
Desde sua primeira edição, realizada em setembro de 2023, em São Paulo, a Parada do Orgulho PcD tem percorrido diversas capitais brasileiras, levando mensagens de respeito, representatividade e acessibilidade. Em 2024, já passou por cidades como Recife, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, sempre reforçando a importância da inclusão social.
A edição de Salvador promete ser um marco na trajetória do evento, integrando-se às festividades da cidade e ampliando o debate sobre acessibilidade e pertencimento. A mobilização reforça que Salvador pode e deve ser um espaço onde todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, possam circular, trabalhar, se divertir e viver com dignidade.
Serviço:
- O que: 2ª Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência (PcD) de Salvador
- Local: Largo do Campo Grande
- Data: 29 de março de 2024
- Horário: 15h às 19h