A maior campanha de moda ativista fazer mundo promove _ … de ações grátis em pendência o Brasil, e destaca os saberes locais, condições de trabalho e emergência climática como pilares para transformar a moda brasileira a.
A Semana Fashion Revolution, uma das maiores mobilizações globais por uma moda mais responsável, justa e transparente, retorna entre os dias 22 e 27 de abril de 2025. Com o tema “Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda?” , este ano a campanha busca mapear os maiores problemas e soluções da moda no país, a fim de promover um olhar aprofundado sobre territórios e saberes locais, emergência climática e direitos dos trabalhadores na cadeia produtiva.
Não Brasil, um SFR existir desde 2014, e foi criada depois um tragédia fazer Rana Praça, que vitimou 1.138 trabalhadores da moda em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013. Marina de Luca, A Coordenadora de Mobilização e da SFR, destaca que “atuar, há 11 anos, nessa jornada nos ensinou muita coisa, e é muito potente ver a consolidação dessa campanha plural a cada ano”. Para a coordenadora, o mapeamento proposto pela campanha deste ano é uma forma de evidenciar a maturidade do movimento, que, atualmente, conta com uma rede de centenas de voluntários, distribuídos por todas as regiões do Brasil, e que atuam em mais de 150 instituições de ensino.
Programação: hum convite pára um transformação global e local dá moda
Como ações da Semana Fashion Revolution 2025, que inclui debates, workshops, painéis e mais, acontecerão em todo o território nacional. UM programação, totalmente grátis, é organizada pelos 114 representantes locais e mais de 170 embaixadores educacionais fazer Instituto. Em 2024, foram mais de 900 ações, em mais de 100 cidades, e as expectativas para este ano são de um recorde.
Entre os destaques da programação está uma parceria inédita com o Itaú Cultural Play e Laura Artigas, que traz uma seleção de documentários sobre moda, disponíveis na plataforma. Também aconteceu uma aula sobre direitos trabalhistas pára costureiras de pendência o país, promovida pelo Coletivo Mulheres do Polo . O Dia das Manualidades n / D Rua, não dia 26 de abril, uma ação global, venha em diversas cidades simultaneamente, tem o objetivo de incentivar e valorizar o reparo e atividades manuais, e sua importância socioeconômica.
Outras ações destaques incluem parceiros estratégicas, como OAB São Paulo, Sebrae e O Senac e reforçam a importância de diferentes atores se mobilizarem, junto ao movimento, para revolucionário uma moda.
Brasil é um gigante Têxtil: é hora de mapear soluções pára socorro um indústria
Vivemos momentos decisivos para o futuro da humanidade e da Terra. No contexto da emergência climática, a indústria da moda perpetua um modelo de produção exploratório, que agrava um
A gestão ambiental e as injustiças socioambientais e climáticas, tanto no Brasil quanto no mundo. Embora os resultados sejam amplos, eles variar conforme como regiões e sistema operacional contextos sociais, o que torna fundamental entender essas diferenças para criar soluções específicas para cada situação.
Neste cenário, a Semana Fashion Revolution 2025 surge como uma chamada à ação. A campanha convida pessoas de todo o território nacional a participar dos eventos e a identificar os principais desafios e potenciais da moda em suas cidades e regiões, mapeando soluções e atores estratégicos, a fim de contribuir a transformação em busca de uma moda mais transparente, justa e regenerativa.
A interseccionalidade entre clima, saberes tradicionais e direitos dos trabalhadores é o que orienta a transição da indústria para um modelo que adota práticas regenerativas, valoriza o conhecimento ancestral e combate a crise climática, à medida que descobriu, em comunidade, o papel do Brasil nessa revolução global e local.
“O engajamento comunitário é peça-chave pára um transformação dá moda. O Brasil é hum gigante têxtil e, ao mapearmos, em conjunto, os problemas e soluções locais, temos um imenso potencial para gerar resultados positivos no setor, fazendo da moda brasileira uma inspiração para a cadeia têxtil global”, afirma Fernanda Simon, Diretora Executiva do Fashion Revolution Brasil.
Link para imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1Dq99mqIFWl1nzBOo9VGFPtlBo2T40IKh
Link para conferir a programação: https://fashionrevolutionbrasil.org/eventos/