Em novembro foi realizada a Semana Mundial de Conscientização Sobre o Uso de Antimicrobianos, que traz como tema em 2024 “Eduque. Colabore. Faça agora!”. Os cuidados, vale lembrar, devem ser adotados durante todo o ano.
De acordo com o Dr. Matias Chiarastelli Salomão, infectologista e microbiologista do Grupo Fleury, detentor da Diagnoson a+, é muito importante alertar sobre uso excessivo de antibióticos e aumento de óbitos por bactérias multirresistentes – um dos maiores desafios para a saúde pública global.
O diagnóstico de uma infecção por superbactéria deve ser feito por meio de exames de cultura e antibiograma. Estes testes ajudam a identificar a presença da bactéria, além de testar sua resistência aos antibióticos.
Práticas para evitar promover a resistência antimicrobiana:
– Uso de antibióticos apenas sob recomendação médica.
– O tempo e a dose do antibiótico devem ser propostos pelo médico e usados conforme a sua orientação.
– Não cortar o tratamento com antibióticos, mesmo que não existam mais sintomas de infecção, sem orientação médica.
– Descartar antibióticos de forma adequada.
As principais ações que contribuem para a contenção da resistência antimicrobiana são: prescrição adequada, educação comunitária, monitoramento da resistência e infecções associadas à assistência à saúde e o cumprimento da legislação sobre uso e dispensação de antimicrobianos.
Site do Grupo Fleury: www.grupofleury.com.br.