Por Cássia Reuter
O Tapping é uma técnica que se assemelha à acupuntura mas, em vez das agulhas, usa a ponta dos dedos para imprimir pressão em meridianos do corpo, com o objetivo de tratar as doenças físicas e emocionais dos pacientes.
Ansiedade, estresse, cobranças, excesso de informação girando na cabeça… Nos dias de hoje todos têm motivos de sobra para sair do eixo. O que diferencia uma pessoa da outra é como cada uma decide organizar suas ideias, ações e busca pelo equilíbrio e o Tapping pode ajudar bastante, acreditam os especialistas que usam a técnica, que é simples de ser aplicada, e, segundo eles, traz diversos benefícios.
Disposto a dar uma visão mais ampla ao Tapping, o terapeuta especialista em neurociência e comportamento Gustavo Cobra escreveu o livro “Poder na Ponta dos Dedos”: Tapping, uma terapia eficaz para o alívio da ansiedade, depressão, fobias e crenças limitantes”, lançado pela IX Editora.
“Tocar em pontos de acupuntura converte a estimulação mecânica em sinais elétricos que são transmitidos para áreas remotas do corpo. Isso ocorre através do tecido conjuntivo por uma certa classe de grandes proteínas nas células da pele. Devido à alta concentração dentro do tecido conjuntivo de colágeno semicondutor, essa transmissão é quase instantânea”, explica Cobra, que conversou com a gente.
Cássia Reuter – Para que serve o Tapping?
Gustavo Cobra – Para resolver medos, fobias, transtornos traumáticos, dores crônicas, ansiedade e depressão, crenças disfuncionais e para melhorar nossa performance.
CR – Quanto tempo dura uma sessão de Tapping? E seu eu fizer em mim mesma?
GC – A média terapêutica, com sessão com o terapeuta, é de uma hora. A auto aplicação pode ser feita em rodadas de dois a três minutos, sem limites de repetições, e sem qualquer contraindicação.
CR – Como o Tapping atua no corpo?
GC – Ele gera pulsos elétricos através dos toques que percorrem os meridianos da acupuntura e vão desobstruindo obstáculos emocionais. Além disso, o Tapping desacelera a ativação da amídala cerebral e do hipocampo, diminuindo, o nível de estresse e de cortisol no sangue.
CR – O que se sente depois de uma sessão de Tapping ?
GC – A pessoa sente paz, leveza, tranquilidade e algumas mudanças de auto- estima. o tapping utiliza a psicologia com a acupuntura, é por isso, que é uma terapia com resultados muito rápidos. O Tapping traz a possibilidade de cura, literalmente, para a ponta dos dedos.
CR – As pessoas podem comprar seu livro através do link da sua bio no instagram. @ gustavocobraterapias?
GC – Olivro custa R$47. O comprador recebe o livro físico autografado, mais o livro digital, áudio book e uma aula de uma hora e meia de como utilizar o Tapping para prosperar na vida.
Pode ser comprado também em https://podernapontadosdedos.com.br/pv-livro-novo/
Como surgiu
O termo Tapping vem do inglês e quer dizer, literalmente, “tapinhas”. Como técnica, foi descoberta, (ou criada), pelo psicólogo Roger Callahan. Ele também criou o TFT, Terapia do Campo de Pensamento (Thought Field Therapy). Seus ensinamentos se espalharam pelo mundo nos últimos anos e deram origem, posteriormente, ao EFT (Emotional Freedom Technique, Tapping Therapy ou Técnica de Liberação Emocional), criada por Gary Craig, uma terapia que auxilia a liberar medos, traumas, angústias e crenças acumuladas em nossas vidas.
Pesquisas indicam que o Tapping é um tratamento rápido e eficaz para condições como Transtorno de Estresse Pós-Traumático, ansiedade, depressão, dor crônica, insônia, alívio de dores físicas, estresse emocional, medos, crenças disfuncionais, controle do peso e para gerar abundância.
Gustavo Cobra é pós-graduado em Neurociência e Comportamento, terapeuta de traumas, hipnoterapeuta e informações e assuntos relacionados a mudanças no cérebro, assim como estudos e pesquisas nessa área. Tem como objetivo expandir os conhecimentos acerca do alívio de problemas psicológicos e emocionais do maior número de pessoas, por meio do EFT e das terapias breves.