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Tendência de compras online deve se consolidar como principal canal de consumo em 2025

  • Atitude, Destaque 1-atitude, Moda, Sub-Editoria Atitude
  • 2025-05-04
  • Sem comentários
  • 3 minutos de leitura

Segundo a rede Navegg, interesse por itens de tecnologia teve aumento de 16% nas buscas deste ano

Já as vendas de moda e cuidados pessoais devem ser impulsionadas pelo crescimento nas buscas por cosméticos naturais e roupas ecológicas

O Dia das Mães é uma das datas mais afetivas do varejo brasileiro, e em 2025, os dados revelam um consumidor cada vez mais conectado e atento às tendências de consumo consciente. De acordo com levantamento da Navegg, maior plataforma da América Latina especializada em dados de comportamento de navegação na internet, o interesse online pela data cresceu mais de 600% em 2024, com 128 milhões de consumidores engajados em compras – principalmente nos segmentos de moda e cuidados pessoais.

A tendência é que esse comportamento se intensifique em 2025, com o e-commerce consolidando-se como principal canal de consumo. O público também está cada vez mais atento à composição e à origem dos produtos. Segundo o estudo, o interesse por marcas com responsabilidade ambiental aumentou 28% neste ano.

Outros perfis de consumo identificados no estudo:

Sustentável – 12.133.000 usuários

Produtos sustentáveis cresceram 9,6% em 2024, com consumidores se inclinando para marcas com responsabilidade ambiental. Itens ecológicos como roupas e cosméticos dominaram as vendas, refletindo um comportamento consciente. As compras de produtos verdes se mantiveram fortes, principalmente online. O interesse em sustentabilidade aumentou 28% em 2025, segundo a Navegg.

Conectada – 7.129.000 usuários
Sete em cada dez mães utilizam canais digitais para realizar compras. Em 2025, houve um aumento de 16% no interesse por itens de tecnologia entre mulheres com filhos crianças ou bebês, segundo a rede Navegg, reforçando a tendência de que a tecnologia se tornou aliada da rotina materna.

Fonte: Todo Incomm, Rede Navegg

Casa de Revista – 5.350.000 usuários
A valorização do lar segue em alta, teve um crescimento de 9,2% em 2024. Decoração e móveis funcionais foram destaque, com crescimento de 60% nas intenções de compra em 2025.
Fonte: ICVA, Pagaleve, Rede Navegg

Cultura – 4.495.000 usuários
Mães com perfil cultural buscaram experiências educativas, eventos e produtos inovadores que ampliem horizontes e promovam aprendizado.
Fonte: Todo Incomm

Juntas e Misturadas – 4.314.000 usuários
O Dia das Mães movimentou R$ 40,21 bilhões em 2024. A pesquisa da Navegg revelou um crescimento de mais de 600% no interesse online pela data, com 128 milhões de consumidores comprando presentes – principalmente de moda e cuidados pessoais.
Fonte: CNDL, SPC, Huggy, Rede Navegg.

Estilosa & Poderosa – 3.713.000 usuários
Em 2024, as vendas do setor de moda cresceram 11,8% no ambiente digital, enquanto o varejo físico teve queda de 6%. O público continua a buscar marcas sustentáveis, que representam uma tendência crescente. Segundo a Navegg, a intenção de compra em “acessórios de moda” cresceu 15% no ano passado.
Fonte: ICVA, Pagaleve, Rede Navegg

Diva – 2.004.000 usuários
As mães continuam priorizando produtos de cuidado pessoal como presentes, com ênfase em inovações e fórmulas limpas. Segundo a rede Navegg, a intenção de compra em cosméticos cresceu 39% em 2025, comparado ao ano anterior. O ambiente digital foi essencial nesse movimento, facilitando o acesso a marcas que entregam bem-estar, eficácia e propósito.
Fonte: ICVA, Pagaleve, Rede Navegg

Vida de Rainha – 635.000 usuários
Experiências como jantares e eventos culturais ganham espaço entre as mães. Em 2025, o interesse por turismo cresceu 42%. Fonte: Todo Incomm, Huggy, Rede Navegg

Conhecendo o Mundo – 1.128.000 usuários
Em 2024, o mercado de produtos infantis teve crescimento de 13,1%, com destaque para itens práticos e úteis. Mães de primeira viagem optaram por produtos como cosméticos e roupas para bebês, priorizando funcionalidade, segurança e bem-estar. Fonte: ICVA, Todo Incomm

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