A TV Pelourinho apresenta “Caê – Reconvexo: Um Musical para Caetano”, espetáculo que homenageia a trajetória e a obra de Caetano Veloso em uma montagem vibrante, sensível e contemporânea. A estreia acontece no dia 3 de outubro, no Teatro Módulo, na Pituba, e a peça segue em cartaz todas as sextas-feiras do mês, sempre às 20h.
Unindo teatro e audiovisual, a montagem propõe ao público uma experiência singular: o olhar de jovens artistas negros, que interpretam a si mesmos e, em momentos simbólicos, assumem o legado de um dos maiores nomes da música brasileira.
A peça começa com seis estudantes de cinema em um carro. Entre fãs fervorosos de Caetano e outros mais reticentes, uma discussão sobre suas canções leva o grupo a um bar, onde surge a ideia de criar um musical. A proposta, apresentada por Pablo, o “piloto da rodada”, é recebida com entusiasmo e provocações, dando início a uma jornada de descobertas coletivas.
Ao longo do espetáculo, os jovens encenam passagens emblemáticas da vida e da obra de Caetano, enquanto revelam seus próprios dilemas, medos e desejos. O resultado é uma narrativa costurada por afetos, ancestralidade e questionamentos sobre identidade, pertencimento e criação artística.
Canções em novas roupagens
As músicas de Caetano ganham releituras contemporâneas, com forte influência do samba-reggae e da musicalidade afro-baiana. Mais que reproduzir os clássicos, a proposta é atualizá-los a partir da potência criativa dos corpos e vozes em cena. A direção musical é assinada pelo regente Guilherme Marques, com supervisão de Ray Gouveia.
Palavra do diretor
O autor e diretor Antônio Marques explica que a ideia nasceu de um convite do ator Pablo Pereira, integrante da TV Pelourinho, após assistir ao musical Se Acaso Você Chegasse, em homenagem a Elza Soares. “O desafio foi não fazer uma obra biográfica. O texto perpassa a obra de Caetano, mas a partir do que está no nosso imaginário sobre ele, Santo Amaro e a família Canô. É uma homenagem, não uma biografia”, afirma.
Para Marques, a escolha de um elenco preto para interpretar a obra de Caetano é fundamental: “Nada mais coerente do que trazer a ótica desses artistas sobre a obra de alguém tão ligado às causas poéticas e políticas, à amizade com Gil e à musicalidade dos blocos afros.”
A peça ainda integra recursos audiovisuais, reforçando o elo com o cinema e com a linguagem que marca a trajetória da Cia. formada dentro da TV Pelourinho.
Ficha Técnica
Elenco : Pablo Pereira, Marina Torres, Rafael Paixão, Taramins Gil, Felipe Dias, Lucas Zurc, Pedro Zaki e Rebeca Souza
Texto e Direção : Antônio Marques
Regente : Geraldo Marques
Direção Musical : Ray Gouveia
Direção de Movimento e Coreografia : Cristiane Florentino
Cenografia : Yosh
Figurinos e adereços : Yosh, Acervo Boca de Cena e Arte Sintonia Companhia de Teatro
Iluminação e Operação de Luz : Luciana Liège
Técnico de Som : Ângelo Soares
Programação Visual : Jozá
Fotografias : Ingrid Lima
Maquiagem : Lívia França
Produção : Eva e Lucas Oliveira
Idealização e Realização : André Actis e TV Pelourinho
Produção: TV Pelourinho
Serviço
Espetáculo: Caê – Reconvexo: Um Musical para Caetano
Estreia: 3 de outubro
Temporada: sextas-feiras de outubro, às 20h
Local: Teatro Módulo – Pituba, Salvador















