A fé, a cultura popular e a espiritualidade afro-brasileira vão tomar conta das ruas do Centro de Salvador no próximo domingo, 27 de abril, com a realização da 3ª Caminhada Cultural de Zé Pilintra. O cortejo tem concentração marcada às 10h, na Praça Castro Alves, e reunirá devotos, terreiros, grupos culturais, artistas, admiradores e simpatizantes da entidade emblemática.
Mais do que uma manifestação religiosa, o evento é uma celebração pública da diversidade, da resistência e do respeito às tradições afro-brasileiras, com muita música, dança, figuras características e expressões de fé. Chapéus brancos com faixas vermelhas – símbolo de Zé Pilintra – prometem colorir a trajetória com alegria e axé.
Zé Pilintra é uma entidade de luz cultuada no Catimbó e na Umbanda, considerado arquetípico da figura do malandro protetor, defensor dos pobres, patrono dos bares e das ruas. É uma figura de grande popularidade em todo o Brasil e inspiração até mesmo para personagens como Zé Carioca, da Disney.
A Caminhada é idealizada pelo Santuário de Zé Pilintra, trabalha no combate à intolerância religiosa e ao reconhecimento cultural, ancestral e religioso da entidade Zé Pelintra. A instituição está localizada na Rua do Corpo Santo (Comércio), sob a responsabilidade de Babá Xafalaké (Wellington Luís). Este ano, o evento contará com a participação de grupos como o Ilê Aiyê e Orisun, reafirmando o compromisso com a cultura de matriz africana.
O projeto também visa instituir oficialmente o dia 30 de abril como o “Dia de Zé Pilintra” em Salvador, reforçando o reconhecimento de sua importância espiritual e cultural.
Serviço:
Evento: 3ª Caminhada Cultural de Zé Pilintra
Data: 27 de abril de 2025 (domingo)
Horário: 10h
Local: Rua do Corpo Santo, Comércio – Salvador/BA
participantes: Ilê Aiyê, Orisun e grupos culturais
Acesso: Gratuito
Informações: (71) 98692-3414