Por Rosana Andrade
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano são mais de 2,5 milhões de casos de câncer de mama pelo mundo, em 95% dos países é uma das principais causas de morte entre mulheres.
Existem muitas mãos que trabalham na luta contra o câncer. Médicos, cientistas, a indústria farmacêutica, quem lida com terapias complementares.
Há ainda, ações paralelas, para dar qualidade de vida às pessoas que sofrem com a doença. Dentre elas, está a arte da fotografia, que através da beleza, leveza e sensibilidade dá um pouco de cor e alegria aos dias e momentos difíceis e contribui com a elevação da autoestima, desde a descoberta, o tratamento e a cura.
E é nesse universo das imagens, que encontrei a fotógrafa brasileira Simone Souza, que há muitos anos escolheu a cidade de Porto, em Portugal, para fazer morada e desenvolver um belo trabalho com a arte da fotografia.
Seu portfólio inclui ensaios fotográficos com mulheres, posicionamento de marca de profissionais e casais. Desenvolve projetos para além da fotografia pura e simples, como o 40+ que foca no autocuidado, autoconfiança e autoconhecimento de mulheres que passam dos 40, 50, 60, 70 e acreditam que não têm mais beleza, vitalidade ou estão inseguras com seus corpos.
Simone ressalta que “todas nós somos maravilhosas na nossa própria essência. Cada uma tem a sua própria beleza e por isso, somos únicas! Cada mulher é um combo único, de história, valores, crenças, sonhos, potenciais do que elas são.” (www.simonesouzaphotos.com)
E o que falar das mulheres que estão passando por uma doença oncológica?
Pensando nelas, a artista integrou-se ao projeto “De mãos dadas pela luta contra o cancro” (@demaosdadasplccancro) que tem como objetivo ajudar, apoiar e abraçar doentes oncológicos e cuidadores.
A forma que Simone se disponibilizou para ajudar, foi oferecendo sessões fotográficas a seis mulheres diagnosticadas com câncer. “O objetivo foi de levar essas mulheres a enxergar a verdadeira beleza que existe nelas e resgatar a autoestima para que voltassem a sentirem-se essencialmente lindas e maravilhosas, através da autovalorização de seus corpos, explicou. “As sessões fotográficas foram uma celebração à vida, a beleza”, completou a fotógrafa.
O projeto rendeu publicação na revista semestral “Oncoglam” que é voltada para o tema. A nova edição, lançada em Lisboa, Portugal tem como tema “O cancro não é bonito, mas eu sou!” (https://oncoglam.pt/)
As diversas formas de encarar a doença, mesmo que de forma otimista, não excluem a insegurança em diversas áreas da vida. A relação com a imagem é abalada com a perda dos cabelos, alterações cutâneas e de peso. As modelos que participaram do projeto, cada uma com um posicionamento em relação à doença, foram unanimes e consideraram a experiência como algo muito significativo para suas vidas. Confira alguns dos lindos depoimentos:
“Após ter sido diagnosticada com cancro da mama e de ter lidado com a doença de uma forma leve e tranquila, senti uma enorme vontade de viver a vida de forma mais plena, consciente e celebrar o meu feminino. Assim, quando soube deste projecto, nem hesitei em inscrever-me e propor-me a sair da minha zona de conforto! Adorei conhecer a Simone, que muito gentil e generosamente, disponibilizou o seu tempo para fotografar mulheres com este diagnóstico.
De forma muito cuidada, quis conhecer cada uma de nós mais detalhadamente para perceber os nossos gostos e estarmos conectadas. A sessão fotográfica resultou numa experiência absolutamente incrível, de muita cumplicidade, sensibilidade, confiança e liberdade. Apesar de estar um pouco contida no início, a querida Simone conseguiu explorar e captar poses muito bonitas, elegantes, cuidadas e que enaltecem o processo de metamorfose que me sinto a vivenciar. Jamais irei esquecer esta experiência tão maravilhosa e empoderadora! (Liliana Canelas)
“Olho para essa sessão fotográfica e vejo um renascimento. Como se tivesse renascido das cinzas, como uma Fenix, mais forte e numa melhor versão. Anteriormente, não saía de casa sem maquilhagem, era uma obrigação, era até impensável que me vissem sem ela. Hoje ando de cara lavada com muito orgulho das minhas rugas, das minhas sardas, das minhas imperfeições. Sim porque, ao contrário do que as redes sócias mostram neste momento, que tudo é perfeito, não é bem assim, somos humanos e não somos perfeitos. Somos bonitos com as nossas imperfeições e não devemos ter vergonha disso. Certo? Quero agradecer do fundo do coração à Simone Souza Photos por essa sessão incrível.” (Joana Medeiros Vasconcelos, fundadora do projeto “De mãos dadas pela luta contra o cancro”).
Por mais olhares sensíveis e gestos generosos, que tornem a vida de quem passa por desafios como o do câncer mais leve, com mais beleza e esperança.
Veja mais em www.simonesouzaphotos.com
Confira a reportagem na Oncoglam – https://oncoglam.pt/