Por existir diversos estilos de cerveja, Alexandre Vaz, mestre cervejeiro da Ashby, explica quais são os mais indicados e que combinam com os pratos servidos durante as festividades
O mês de dezembro é lembrado principalmente por conta de duas datas que acontecem durante esse período. A primeira é o Natal, feriado e festival religioso comemorado todo ano no dia 25 de dezembro. Já a segunda é o Ano Novo, que apesar de ser oficialmente no dia 01 de janeiro, a data é celebrada sempre na véspera, ou seja, no dia 31 de dezembro. Ambos os feriados possuem suas próprias características, ou seja, trajes e cores típicas, comidas e pratos que são preparados justamente para o dia e bebidas para brindar o Natal e o Ano Novo.
É comum algumas pessoas ficarem com dúvidas sobre qual é a bebida alcoólica mais indicada para essas celebrações em dezembro. Muitos acreditam que apenas os espumantes combinam com as datas, porém, existem outras opções que podem resultar em uma experiência gastronômica bastante rica e surpreendente, como é o caso da cerveja. Por existir diversos estilos de cerveja, Alexandre Vaz, mestre cervejeiro da Ashby, explica quais são os mais indicados e que combinam com os pratos servidos durante as festividades, confira:
British Strong Ale – A British Strong Ale é um estilo originário do Reino Unido, uma cerveja robusta e encorpada que geralmente apresenta teor alcoólico elevado e aromas complexos. Com aparência avermelhada, essa cerveja é uma legítima puro malte, com leve opalescência originada pelo dry hopping feito após a filtração do produto. Seu aroma é de malte doce com ésteres frutados, remetendo às frutas secas ou nozes. Ela pode ser harmonizada tanto com um lombo preparado com molho agridoce ou então com pratos como Arroz à grega, refeições com frutas ou farofa.
Pale Ale – Uma cerveja clara, com amargor leve e distinto. É assim que podemos definir o estilo Pale Ale. O termo Pale Ale apareceu pela primeira vez na Inglaterra no ano de 1703, para definir as cervejas feitas de maltes torrados com coque com alto teor de carbono. Medianamente encorpada e de baixo amargor, a Pale Ale é feita com maltes especiais – que trazem um aroma maltado surpreendente – remetendo a cereais e caramelo. Esse estilo de cerveja combina com carnes brancas, aves e suínos, já que a ideia é que o sabor da cerveja não se sobreponha com o da carne, por isso o mais indicado é a Pale Ale.
Weiss – Conhecidas popularmente como weissbiers, elas são as cervejas normalmente elaboradas com malte de trigo e malte de cevada. A história da cerveja de trigo começou na Alemanha, com uma família nobre da região da Baviera, no século XV. Com coloração opaca, fruto da não filtragem, possui espuma cremosa e duradoura. A Weiss combina com frutos do mar, peixes, pato assado e comidas alemãs.
Pilsen – Foi no ano de 1842 que o especialista alemão Josef Groll criou uma cerveja fermentada a frio e suave para a fábrica Pilsner Urquell e que ficou conhecida como Pilsen. As cervejas nesse estilo são mais claras, o amargor é menor e são mais leves e refrescantes, por isso harmonizam com pratos delicados como as lentilhas, que são consumidas na virada de ano para atrair fartura e prosperidade financeira.
Porter – O estilo Porter surgiu em Londres há cerca de 300 anos atrás como uma cerveja feita para trabalhadores portuários ingleses e irlandeses. Popularmente conhecidas como cervejas escuras, possuem notas de café e chocolate. Elas podem ser apreciadas acompanhadas de doces e sobremesas variadas.
Sobre a Ashby
Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, físico, apaixonado por cervejas, ingressou no curso Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.
E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 95% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.
Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.