Um resgate às tradições e saberes ancestrais locais
A Associação Quilombola de Passé, localizada na comunidade de Rio do Cunha, no Distrito de Passé, em Candeias-BA realizará nos próximos dia 06 e 07 de junho 1º “Festival de Moqueca Quilombo de Passé”.
O 1ºFestival da Moqueca do Quilombo de Passé é uma celebração gastronômica, cultural e comunitária, que valoriza os saberes ancestrais, a tradição quilombola e a riqueza natural da região de Passé. A moqueca representa a herança cultural, o encontro de sabores do mar e da terra, e o trabalho coletivo da comunidade. O evento também integra música tradicional, danças e artesanato local.
Os visitantes poderão degustar de uma variedade de moquecas, com acompanhamentos tradicionais, mariscados pelas mulheres quilombolas de Passé; e poderão ainda conhecer mais sobre o artesanato local, assistir apresentações de música e danças.
“Esse 1º Festival da Moqueca de Passé, representa a resistência da culinária da nossa comunidade quilombola, estamos trazendo receitas que nossos avós deixaram para gente, estamos falando da melhor moqueca da região, a moqueca de Passé. Esse Festival representa a união da nossa comunidade, um resgate a cultura e a culinária dos nossos ancestrais. Só tenho a agradecer a parceria da Brava reforçando a importância da nossa história.” Destaca Adailma Crispina de Santana (conhecida como Nega) líder da associação quilombola de Passé.
A iniciativa implementada pela Associação Quilombola de Passé é um dos resultados do trabalho formativo do programa INTERAGIR de Relacionamento Comunitário da Brava Energia na localidade, que por meio do projeto de Educação Ambiental desenvolvido em parceria com a Consultoria Participar –Desenvolvimento e Avaliação de Projetos, vem conduzindo iniciativas com respeito às tradições culturais, aos saberes locais e às práticas comunitárias.

“O nosso Programa INTERGARIR de relacionamento comunitário atua com uma visão sistêmica do território, e foca na sustentabilidade, autonomia e protagonismo comunitário, substituindo o modelo de mitigação reativa por um processo contínuo de construção coletiva e conjunta de soluções. É uma honra ver a comunidade se desenvolver e com autonomia realizar um evento assim.” José Nilson – Gerente de Projetos e Licenciamento Ambiental da Brava Energia.
Serviço:
Data 06 e 07/06
Local: Praça do Rio do Cunha – Passé – Candeias – BA
Horário: 11h até 16h