Com entrada gratuita, shows acontecem em Brasília e reafirmam a potência das mulheres negras na arte e na cultura em edição que homenageia a escritora Lélia Gonzalez.
O Festival Latinidades , o maior festival de mulheres negras da América Latina, anuncia três das vozes mais expressivas da música negra contemporânea: Nessa Preppy, Luedji Luna e Duquesa . A participação inédita dos artistas promete marcar esta edição do evento, que homenageia pela primeira vez, de forma póstuma, a trajetória da escritora Lélia Gonzalez , celebrando a diversidade e enaltecendo o poder das mulheres na arte e na cultura. A noite de shows está marcada para o dia 26 de julho, na Esplanada dos Ministérios, Brasília, e podem ser adquiridas por meio do site oficial .
Sob influência de ritmos plurais, Nessa Preppy , e em ascensão no cenário caribenho, apresenta uma diversidade de influências pop pela primeira vez no Brasil. De Trinidad e Tobago, o artista traz faixas como Tingo e Splash , que alcançaram projeção internacional e marcaram sua trajetória musical. No Latinidades, uma cantora harmoniza batidas marcadas com uma performance que destaca a identidade afro-caribenha e a presença das mulheres negras na música.
A brasileira Luedji Luna estreia no festival a turnê: “ Um Mar Para Cada Um” , seu aclamado quarto álbum de estúdio. Já Duquesa ,um dos principais nomes do rap nacional do momento, estará no palco das Latinidades ,pela primeira vez, com a turnê Taurus , nome também de seus dois primeiros álbuns. Do segundo volume foi lançado em 2024, serão apresentadas as faixas dançantes de Primeiro de Maio (Gostosas Inteligentes), Tá eu e a Nicole, Turma da Duq, entre outras. Para esta exibição, a artista planeja combinar faixas marcantes, como Ela e Vermelho e Preto , em uma atuação cênica expressiva.
As estreias no festival reforçam o posicionamento do Latinidades em promover artistas afro-latinas, tanto para novos talentos quanto nomes já consolidados.
Cantoras como Zezé Motta, Isa Marques, Karol Conká, Larissa Luz e IAMDDB também estão confirmadas na programação musical.
Mulheres Negras Movem o Mundo
O festival traz para este ano uma afirmação política, poética e ancestral contemplada com a homenagem a uma das mais influentes intelectuais negras do Brasil: Lélia Gonzalez. Intelectual, ativista social e referência no pensamento negro na América Latina, Lélia é autora de obras consideradas essenciais como Lugar de Negro (1982) e Por um feminismo afro-latino-americano (2018).
Confira a programação musical completa:
Zezé Motta com participação de Malía
Isa Marques
Larissa Luz canta Rocks de Gilberto Gil
Nessa Preppy
Duquesa
Luedji Luna
IAMDDB
Karol Conká
Local: Palco externo do Museu Nacional a partir das 18h.
Os ingressos estão disponíveis gratuitamente por meio do site oficial. Para mais informações acesse Link e festivaislatinidades .
Sobre o Instituto Afrolatinas
O Afrolatinas é uma organização sem fins lucrativos que atua por meio das artes, da cultura e da educação para promover a equidade de gênero e raça, contribuir para a difusão e o reconhecimento de narrativas, saberes e memória, além de colaboração a autonomia financeira e a redução das violências contra as mulheres negras.