Aldo Bonametti, CEO da MERCADO SP SPE S.A., concessionária responsável pela gestão do espaço, apresenta palestra sobre a história e o atual restauro dos mercados, no dia 15 de agosto
O restauro atual e história do Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, e do Mercado Kinjo Yamato, serão temas de palestra no I Encontro Paraibano de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, que acontece de 15 a 17 de agosto, no Teatro SESC Centro de Cultura, Arte e Esporte do Fecomércio, em João Pessoa, na Paraíba.
Organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), o evento terá início às 8h e contará com a participação de arquitetos, urbanistas, restauradores, paleontólogos, antropólogos, historiadores, arqueólogos e museólogos da capital e de outros estados do Brasil em uma programação com palestras, oficinas, relatos de casos de sucesso e apresentações culturais. Serão abordados temas como preservação arquitetônica, restauro de monumentos, turismo cultural, entre outros.
Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato, apresenta, no dia 15 de agosto, uma palestra sobre o restauro e a história dos dois mercados, e sua importância cultural, arquitetônica e gastronômica para a cidade de São Paulo. “O complexo da Cantareira, que engloba o Mercadão e o Kinjo Yamato, é um marco histórico e cultural da cidade, sendo um dos pontos turísticos mais visitados da capital paulista. É um reflexo da história da imigração em São Paulo, essencial na formação da cidade e da diversidade cultural de seus habitantes e hoje estão sendo completamente restaurados”, afirma.
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo, e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. O prédio é tombado tanto pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), quanto pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). Já o Mercado Kinjo Yamato foi inaugurado em 1926, recebendo a sua cobertura atual, em 1936, sendo também tombado pelos dois órgãos de proteção.
A programação conta ainda com a participação da arquiteta e urbanista Iana Ludermir Bernardino (UFPE), o arqueólogo Juvandi de Sousa (UEPB), o museólogo Estácio Fernandes (Salvador), e o historiador Edvaldo da Cunha Lira, entre outros profissionais renomados. A Orquestra PRIMA abrirá o evento, acolhendo o público.
Serviço:
I Encontro Paraibano de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural
Data: De 15 a 17 de agosto
Local: Teatro SESC Centro de Cultura, Arte e Esporte do Fecomércio. R. Des. Souto Maior, 281 – Centro, João Pessoa – PB
Saiba mais: https://iphaep.pb.gov.br/eventos/i-encontro-paraibano-de-patrimonio-historico-artistico-e-cultural
Sobre a Mercado SP SPE S.A
Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A – Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.
Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.
Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato
Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.