Com uma decoração criativa, tapetes confortáveis e televisão, o quarto pode se tornar um ambiente mais receptivo para a “noite das meninas”.
Durante os primeiros anos de vida de um bebê, a arrumação do quarto fica normalmente por conta do gosto dos pais. No entanto, conforme as meninas vão crescendo, elas começam a manifestar seus desejos e pedir por mudanças. Em geral, as exigências são por elementos que deixem o ambiente com sua personalidade e, principalmente, com espaço para receber as amigas.
Na adolescência, por exemplo, é comum para as garotas ter um grupo de amigas e cada dia se reunir uma na casa da outra. Para aproveitar o tempo juntas, as opções são fazer festa do pijama, assistir TV, jogar e se divertir no quarto.
Pensar em uma estrutura que contribua com essa dinâmica pode ser uma alternativa. Itens e técnicas de decoração podem ajudar nesta tarefa.
Cama lúdica
O lúdico geralmente é uma das decorações de cama infantil para crianças. No entanto, essa é uma ideia que não precisa ser totalmente abandonada na adolescência. Camas em formato de casinha, castelo ou tenda podem acompanhar o crescimento das meninas.
Por outro lado, ao ficar mais velha, o lado recreativo pode ser substituído por funcionalidades que permitem a cama se transformar em sofá-cama ou bicama, sendo ideal para receber visitas.
Decorações temáticas
Normalmente, os detalhes são os elementos capazes de refletir a personalidade do dono do quarto. No caso das meninas, essa é uma questão que pode ser bastante explorada. Por exemplo, a decoração pode ser baseada em uma figura que ela goste, como bailarinas, fadas ou algum personagem de desenho, filmes e séries.
A temática pode ser aplicada em quadros, objetos, prateleiras e até mesmo na roupa de cama. Além disso, os aspectos decorativos também podem seguir por um viés mais intimista, com um quadro de fotos personalizadas das amigas e da família.
O uso de pendentes de luz é outra opção para criar um clima mais receptivo, podendo ser útil durante as conversas da madrugada que geralmente acontecem nas festas de pijama.
Tapete e almofadas
Para criar um espaço confortável e aconchegante no quarto, uma alternativa é colocar um tapete grande no chão. Assim, é possível usar o lugar para sentar e conversar com as amigas, por exemplo. Além disso, as almofadas deixam o ambiente mais cômodo, servindo para deitar e relaxar.
Papel de parede
Revestimentos para as paredes são opções versáteis de decoração, pois podem se adaptar às diferentes fases de acordo com o estilo de cada pessoa. Existem diversos modelos de papel de parede para meninas, o ideal é que elas escolham o que mais se adapta ao seu gosto.
As diferentes texturas e temas podem ajudar a construir um ambiente mais despojado para o quarto. Além disso, a aplicação não demanda tanto esforço.
Variedade de cores
Nem sempre a cor para o quarto das garotas precisa ser óbvia. Se a preferência não for pelo rosa, há muitas outras cores a serem aproveitadas. O esperado é que o quarto seja um reflexo da essência da dona.
Então, busque variar as cores e apostar em combinações, assim é possível garantir a presença da cor escolhida e outras que complementem o visual.
Outra opção é aplicar um tom clean na parede e trazer o colorido nos elementos: quadros, prateleiras, edredom, almofadas, objetos decorativos e outros.
A paleta pode variar conforme a idade. Na adolescência, cores vibrantes costumam ser as favoritas entre as meninas, pois tendem a trazer um ar menos infantil ao quarto.
TV
Nas festas de pijama, é comum que as meninas se reúnam para assistir filmes, séries ou vídeos do YouTube. Por esse motivo, ter uma televisão no quarto pode fazer toda a diferença para garantir a diversão da noite.
Penteadeira
Ela é uma peça que pode ser bastante valorizada pelas meninas, afinal o espelho ajuda a maquiar e arrumar o cabelo.
Além disso, o móvel colabora com a decoração do espaço, pois há penteadeiras com diferentes cores e detalhes. Geralmente, elas possuem gavetas, podendo contribuir para guardar as coisas e garantir a organização do ambiente.