A Associação Casa dos Guerreiros em parceria com a Associação de Terreiros da Bahia Egbé Axé, realiza no próximo dia 04 de julho, às 20h, uma pré-estreia gratuita e exclusiva do espetáculo “Meus Cabelos Baobá”, no Teatro Jorge Amado, com destaque especialmente para adeptos e simpatizantes das religiões de matrizes africanas. A sessão celebra a ancestralidade e fortalece o elo entre arte, espiritualidade e pertencimento negro. Os interessados devem solicitar convites através dos perfis @cabelosbaoba, @casadosguerreiros e @egbeaxe.bahia.
Antes, no mesmo dia, às 15h, haverá uma sessão gratuita especial para estudantes, também no Teatro Jorge Amado. Com texto de Fernanda Dias e direção de Fred Soares e Luiz Antônio Sena Jr, a obra celebra a força das imagens, da música e da oralidade como ferramentas de transformação e permanência, em uma grande reverência às Aybás e a todo o Sagrado Feminino.
As sessões gratuitas marcam o início das atividades do projeto “Meus Cabelos Baobá” e antecedem a curta temporada oficial que acontece de 09 a 13 de julho, no Teatro Sesc Casa do Comércio. A encenação assinada por Fred Soares traz como atrizes negras Luana Xavier, Márcia Limma e Meniky Marla, além da trilha sonora ao vivo realizada por Aisha Araújo, Ivone Jesus e Meg Azevedo. “Meus Cabelos Baobá” é uma ode cênica ao feminino negro.
Oficina | Dramaturgia e Corpo Negro
Integrando as ações do projeto “Meus Cabelos Baobá”, a Associação Casa dos Guerreiros em conjunto com o Teatro Escola, promove a Oficina Dramaturgia e Corpo Negro, com a Fernanda Dias – autora do espetáculo, atriz e pesquisadora com trajetória consolidada nas artes negras. A atividade acontece de 07 a 11 de julho, no Teatro Jorge Amado, com inscrições gratuitas disponíveis via Instagram: @cabelosbaoba e @teatroescola.
O escritório propõe estimular a criação poética e estética do corpo negro a partir de vivências nas danças negras brasileiras e africanas do Senegal, valorizando o autoconhecimento e as potências individuais e coletivas. A proposta une dramaturgia, escrita, imagem e gesto a partir de uma perspectiva afro-referenciada.
Fernanda Dias é mestre e doutora em artes, formada em dança pela FAV e pela Ecole des Sables (Senegal), com experiência de mais de 25 anos nos palcos e projetos de formação artística. Fundadora do grupo Os Ciclomáticos e do Coletivo Negraação, também atua nos coletivos Madalena Anastácia e Cor do Brasil, ligados ao Teatro das Oprimidas.
Temporada geral
Após as apresentações gratuitas, “Meus Cabelos Baobá” segue em curta temporada de 09 a 13 de julho, no Teatro Sesc Casa do Comércio, com ingressos entre R$ 10,00 e R$ 40,00, já à venda no Sympla . O projeto é uma realização da Associação Casa dos Guerreiros, uma iniciativa do Ilê Asè Idà Omí, com apoio da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc Bahia, Secretaria de Cultura do Estado e Ministério da Cultura – Governo Federal.
SERVIÇO
O quê: do espetáculo “Meus Cabelos Baobá”
Temporada: 09, 10 e 11 de julho (quarta, quinta e sexta), às 20h; 12 de Julho (sábado), às 17h e 20h; e 13 de Julho (domingo), às 16h e 19h
Onde: Teatro Sesc Casa do Comércio – Salvador/BA
Entrada: Entradas à venda no Sympla – https://bileto.sympla.com.br/event/107197?share_id=1-copiarlink