Estilista une criatividade e sustentabilidade em parceria com a Vicunha, Nouveau Têxtil e MN Tecido e ressignifica a moda negra com tecidos tecnológicos e eco-friendly
A marca brasileira Silvério lança a coleção primavera-verão 2025/2026, “Reluz”, inspirada no álbum “Luz”, de Djavan, no conceito de brilho com o objetivo de celebrar e ressignificar a beleza negra através de peças que refletem memórias afetivas e códigos da marca.
A coleção propõe uma nova imagem para a moda negra, questionando padrões e propondo um hibridismo cultural que se manifesta em peças de alfaiataria contemporânea, drapeados, cortes em viés e modelagens em espiral. “Continuamos em busca de um guarda roupa essencial, mas a grande novidade em torno desta coleção são faixas espiraladas que são golas que envolvem o pescoço e se conectam em outras partes do corpo, como: cintura, quadril até bolsos”, afirma Rafael Silvério. A cartela de cores transita entre tons terrosos, ocres, azul açaí, lilás, além dos clássicos branco e preto, refletindo a pluralidade e intensidade das referências.
“Nosso monograma é uma clave de fá, e música sempre esteve no universo da marca e está no cerne das nossas criações. Adentrar no universo do disco, fez com que a coleção refletisse tantas questões em torno desta coleção”, finaliza o estilista.
Inovação, tecnologia e sustentabilidade
Um dos grandes destaques desta coleção é a parceria consolidada com a Vicunha, referência global em tecidos denim e brim, reconhecida por seus elevados padrões de qualidade e compromisso com a sustentabilidade. Com mais de cinco anos de colaboração, a parceria une forças para entregar inovação e responsabilidade ambiental ao mercado de moda.
Os tecidos tecnológicos e sustentáveis da Vicunha são protagonistas em RELUZ. Entre os destaques está o denim Pietro Royal Regen, confeccionado com algodão de cultivo regenerativo. Essa prática não só reduz a quantidade de água usada, mas também ajuda a melhorar a saúde do solo. Outro denim usado na coleção é o Tennessee, tecido com menos consumo de água no processo têxtil, reforçando a aposta sustentável da coleção. Já o brim Andrews na cor preto será utilizado nas peças de alfaiataria, conferindo sofisticação e estrutura, enquanto o Moore servirá de base das camisas espiraladas, trazendo leveza e caimento.
A parceria reafirma o compromisso de Silvério em alinhar criatividade, inovação e responsabilidade socioambiental, promovendo uma moda que brilha não apenas pela estética, mas também pelo impacto positivo.
Colaborações e destaques
A coleção conta ainda com a expertise da MN Tecido, responsável pelos vestidos drapeados em femme touch span e shorts em Linho Tropical, além da Nouveau Têxtil, que traz sofisticação com devorê, chiffon, couro e veludo.
O styling é assinado em colaboração inédita com Alberth Franconaid, destacando o hibridismo cultural, enquanto a beleza fica por conta de Katia Araujo (Mac Brasil) e o cabelo por Will Anselmo, com produtos Sebastian.
Ficha Técnica
Produção Executiva: Bárbara Barbosa
Diretor de Desfile e Casting: Bill Macintyre
Styling: Alberth Franconaid
Assist de Styling: Lucas Elídio
Make Artist Katia Araujo (MAC Brasil)
Hair Artist: Will Anselmo (Sebastian)
PR: Samantha Simon
Diretora de Arte : Pip Seger
Comercial: BlueSheep
Staff: Lab da Imagem (USP), GFAUD (USP), Eleva Moda (ESPM)
Sobre a Vicunha
Com quase 60 anos de história, a Vicunha é uma multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia, referência mundial em soluções jeanswear. A empresa se destaca por sua capacidade de inovar, customizar serviços e integrar tendências de moda, sustentabilidade e design, sendo uma verdadeira one stop shop para o setor.
Sobre a Silvério
A Silvério, empresa de Moda autoral, que usa técnicas de atelier para a construção de roupa cerimonial, que é testemunha ocular de grandes momentos da vida do usuário e expande essa experiência também em um guarda roupa cápsula com teor urbano que atende as necessidades de clientes residentes em grandes metrópoles.