O Festival de Rua traz uma programação especial para o público infantil, com espetáculos lúdicos e interativos que encantarão as crianças e suas famílias. Voltando de forma presencial em 2025, o festival acontece nas cidades de Salvador, Conceição do Almeida e Jequié.
De 21 a 29 de março, as ruas e praças serão transformadas em um grande palco a céu aberto, com apresentações diárias de circo, música, dança, teatro e artes plásticas. Tudo isso de graça e pertinho do público!
Com artistas de oito estados brasileiros e oito países, o Festival de Rua promete uma programação diversa e vibrante, incluindo espetáculos e oficinas interativas de acrobacia, palhaçaria, dança e construção de instrumentos recicláveis.
Confira a programação infantil
Balagan Circus (Circo – Argentina, Uruguai) – O espetáculo Excêntrico combina circo, teatro, dança e humor, com números de bambolês, malabarismo e mágica cômica para todas as idades
https://youtu.be/UpYQ3V23YPY?si=VzYZWpbzLT-lsW9r
Espaço Núcleo de Circo (Oficina de Acrobacia – Brasil, Bahia, Chile, Argentina) – Uma oportunidade para aprender malabares, equilíbrios e acrobacias aéreas e de chão em uma vivência imersiva no universo circense.
Fireter (Performance Interativa – Bulgária) – Uma bola gigante e atores em pernas de pau criam uma experiência única de interação, magia e improvisação – Fireter
https://youtu.be/il0h4SN5hPM?si=8arji9t7F_pcnukx
Mamulengo Água de Cacimba (Teatro de Bonecos – Brasil, Pernambuco) – Com o espetáculo A Flor do Mamulengo , o grupo leva ao público um teatro de bonecos repleto de música e tradição nordestina
https://youtu.be/RhVvGsA3OC0?si=aiIvhDDvlBhjEU99
Palhaço Xuxu (Palhaçaria – Brasil, Paraíba) –
Criado em 1978 por Luiz Carlos Vasconcelos, o Palhaço Xuxu é um personagem que acompanha seu criador em diversas apresentações, levando alegria às comunidades carentes e ao público geral.
youtu.be/0Ktc3OGtNqw?si=-g5SsMvEB9l9CeIz ?si=-g5SsMvEB9l9CeIz
Projeto Tela Livre (Artes Plásticas – Brasil, Bahia) – Uma iniciativa que promove uma experiência coletiva de pintura com tinta acrílica sobre tela, liderada pelo artista Júnior Pituba.
Serafina (Bolhas de Sabão – Brasil, Bahia) – A palhaça Serafina cria um universo mágico com bolhas gigantes, convidando o público a interagir e se encantar
https://youtu.be/9etVcTWdoms?si=SZnqocQc51-PiMwJ
Tova Snyder (Artes Plásticas – EUA) – Uma artista nova-iorquina compartilha sua experiência em murais e oficinas de arte, convidando o público a participar da criação de obras coletivas.
Varanda Teatro (Teatro Lambe-Lambe – Brasil, Goiás) – Com a peça Era Mar , o grupo utiliza o Teatro Lambe-Lambe para abordar de forma poética e sensorial as mudanças climáticas
https://youtu.be/eVXdFJ53488?si=svYDdE45SISZoUso
O Festival de Rua tem direção artística e curadoria de Bernard M. Snyder e direção geral e produção de Selma Santos. Apoio das Prefeituras de Salvador, Conceição do Almeida e Jequié; Financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura – Governo do Estado da Bahia.
Serviço:
O quê: Festival de Rua 2025
Salvador, na Fábrica Cultural, Mercado IAÔ, na Ribeira: 21 a 23 de março – sexta e sábado das 19h às 22h e domingo – das 17h às 21h
Conceição do Almeida, na Praça Central: 25 e 26 de março – a partir das 19h
Jequié, na Praça Rui Barbosa: 28 e 29 de março – a partir das 19h
Entrada: Gratuita e aberta ao público de todas as idades
Programação: Shows de música, teatro, dança, acrobacia, palhaçaria, e oficinas de arte com grupos e artistas de 8 estados brasileiros e 8 países.