Voltada principalmente para artistas da prefeitura-bairro de Itapuã, o projeto ocorrerá de abril a junho de 2025
Nos 40 anos de história do Circo Picolino, muitos foram os/as artistas que se formaram e trocaram experiências nas diversas técnicas circenses – acrobacias, tecido acrobático, lira, corda, palhaçaria, mágica, entre outros. Muitos coletivos e companhias se formaram nesta vivência, entre elas, a Fulanas Cia de Circo, que em 2025 comemora 18 anos de muita produção artística.
Para celebrar esta data, os Fulanas e o Circo Picolino lançam a “Residência Artística – Picolino 40 anos”, que está com inscrições abertas entre 08 e 14 de abril, com formulário disponível na BIO(s) dos perfis do Instagram @circopicolino e @fulanas_circo ou através do link a seguir https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSddCr7m0N3TBx8RyJl5yJQaN-LEtF1Wuzpko_oL81ly4-nFQg/viewform .
A convocatória está aberta a todos os artistas da cena, especialmente concebidos para os que residem na região da prefeitura-bairro Itapuã/Ipitanga, e que tenha disponibilidade para participar de todo o processo da “Residência Artística – Picolino 40 anos”, que tem duração de 02 meses (abril a Junho) e culminará com a criação de um espetáculo inédito a ser apresentado entre 06 e 15 de junho, que será uma celebração a história do Circo Picolino, mesclando tradição e inovação, e refletindo as experiências dos artistas da região.
O resultado da seleção será divulgado dia 15 de abril pelas redes sociais do Circo Picolino. Todas as atividades ocorrerão nas instalações do Circo Picolino, localizadas na orla de Pituaçu, com início no dia 22 de abril. A residência aconteceu sempre de segunda a sexta-feira, no turno da manhã, das 08h30 às 12h.
“Convidamos artistas que se especializam em experimentar processos de investigação em circo e que também queiram compartilhar experiências”, destaca Nina Porto, integrante da Fulanas Cia de Circo. Serão selecionados até 05 moradores para viver um processo de pesquisa nas artes do Circo, que além de participarem da residência serão beneficiados com uma Bolsa Auxílio de R$ 1.200,00 (mil e centavos | mediante emissão da nota fiscal).
Dentre os principais requisitos para participação: residir principalmente na região da Prefeitura-Bairro de Itapuã/Ipitanga – que compreende os bairros de Aeroporto, Boca do Rio, Cassange, Imbuí, Itapuã, Itinga, Jardim das Margaridas, Mussurunga, Piatã, Ipitanga, Pituaçu, Stella Mares, Alto do Coqueirinho, Areia Branca, Bairro da Paz e São Cristovão; ter disponibilidade para participar das apresentações finais; ter criatividade, habilidades técnicas e artísticas. Para maiores dúvidas em contato através do e-mail: circopicolinoeventos@gmail.com .
O projeto “Residência Artística – Picolino 40 anos” foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.